Setup Menus in Admin Panel

A cidade reconhecida pela arborização urbana

Campo Grande (MS) recebeu o título mundial de “Cidades árvores do mundo”, por sua arborização urbana

Melhor arborização urbana! Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul foi reconhecida como uma das Tree Cities of the World (Cidades Árvores do Mundo) pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e pela Fundação Arbor Day.

Apenas quatro cidades na América do Sul estão entre as primeiras no mundo a serem reconhecidas por seu compromisso com o manejo florestal urbano. No Brasil, as únicas são Campo Grande e São Carlos/SP, além de Barranquilla na Colômbia e Quito no Equador.

“Quem nasceu em Campo Grande ou adotou a cidade para morar, dificilmente quer ir embora e um dos motivos é esta arborização.  Uma cidade grande, que preserva características de cidade do interior. Nosso projeto de requalificação do Centro, por exemplo, tem esta preocupação, com plantio de árvores de várias espécies. Ser reconhecido por este cuidado com a preservação ambiental é a certeza de que estamos no caminho certo, alinhando desenvolvimento e preservação do meio ambiente”, declarou o prefeito Marquinhos Trad.

Reconhecimento

Apenas 59 cidades em todo o mundo têm esse reconhecimento. Campo Grande passa a ser reconhecida internacionalmente como uma cidade que promove boas práticas na arborização urbana. Que se preocupa com as suas árvores de maneira exemplar, um título de todos os campo-grandenses.

Essa inciativa surgiu durante o Fórum Mundial de Florestas Urbanas de 2018 na Itália, onde líderes mundiais lançaram o Desafio das Cidades Verdes e uma chamada de ação que incluía a adesão ao programa Cidades Árvores do Mundo.

O objetivo é conectar as cidades ao redor do mundo em uma nova rede dedicada a compartilhar e adotar as abordagens mais bem-sucedidas para o gerenciamento de árvores e florestas comunitárias.

O título motiva a população a estar empenhada na manutenção desse título.

“As nossas árvores são componentes vitais para termos comunidades saudáveis e sustentáveis. E a arborização urbana promove uma melhor qualidade de vida. E esse reconhecimento nos mostra que estamos no caminho certo e que a população nos apoia ajudando na preservação das nossas árvores”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa.

Print Friendly, PDF & Email

0 responses on "A cidade reconhecida pela arborização urbana"

Deixe uma resposta

Instituto Gamaliel © ITG . All rights reserved.

Setup Menus in Admin Panel

Pular para a barra de ferramentas