Setup Menus in Admin Panel

Atitudes de mulheres da Bíblia que toda cristã deve imitar

Imagem do filme Maria Madalena (Foto: Universal Pictures)

Conheça algumas mulheres da Bíblia para se inspirar. Saiba mais!

Pesquisas afirmam que as mulheres são a maioria nas igrejas. Assim também, na Bíblia encontramos a menção de grandes mulheres que têm muito a nos ensinar. Em homenagem a semana em que comemora-se o ‘Dia Internacional da Mulher’ confira sete atitudes de mulheres da Bíblia que todos deveriam imitar.

Entre essas inúmeras características podemos descrever a perseverança na oração, a coragem, a sabedoria para superar as crises, o temor de Deus, o fervor missionário, o caráter, entre outras. Saiba mais, quais atitudes são essas.

Perseverança na oração 

Ana era estéril, algo considerado como uma espécie de maldição em sua época. Era desprezada pela outra esposa do marido e carregava grande tristeza no coração por causa de tudo isso (1 Sm 1,6). Mas não desistiu de seu objetivo de ter um filho e não se entregou à murmuração.

Ainda por cima, foi perseverante na oração e pode declarar: “Ela concebeu e, passado o devido tempo, teve um filho, a que chamou Samuel, pois dizia: Do Senhor o pedi.” (1Sm 1,20).

Coragem 

Jesus expeliu de Maria Madalena sete demônios (Lc 8:2). Entretanto, não temos muitos detalhes do passado dessa mulher, mas, certamente, não foi um passado que agradasse a Deus. Ela, no entanto, teve a coragem de superar o seu passado negro e ser uma grande serva do Senhor Jesus.

Ela é mencionada sempre em companhia dos discípulos, e foi a primeira a saber e crer na ressurreição de Jesus Cristo (Mt 28:1). Foi uma mulher que mostrou uma superação inigualável, um verdadeiro retrato da transformação que Deus opera na vida das pessoas.

Sabedoria 

Miriam mostrou uma sabedoria grandiosa ao seguir o menino que fora colocado num cesto no rio, convencendo a filha do faraó a entregar o menino à própria mãe, para que cuidasse dele por um tempo (Ex 2,7). Ela salvou a vida de Moisés com a sua forma sábia de lidar com as situações adversas.

O Faraó havia determinado que cada egípcio deveria matar os meninos que nascessem às hebreias (Ex 1:22). Essa ordem colocou em risco a vida de Moisés, que era ainda um bebê. Mas a estratégia da mãe de Moisés e Miriam, sua irmã, salvou a vida d’Ele.

Temor 

Raabe vivia em meio a um povo pagão. A declaração dela mostra quão grande foi seu temor. Tão grande foi a atitude dela diante de Deus, que ela faz parte da genealogia de Jesus Cristo (Mt 1,5).

A Bíblia não esconde o que ela era. Mas também não esconde a mudança que estava ocorrendo no coração dela. “Ouvindo isto, desmaiou-nos o coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra.” (Js 2,11). Uma grande confissão de temor ao Senhor.

Fervor 

A mulher samaritana, como todos sabem, teve um grande encontro com Jesus próximo de um poço onde foi buscar água (Jo 4,9). Jesus lhe revela os erros que ela havia cometido no passado e no presente, e traz a ela uma palavra muito poderosa que impactou o coração dessa mulher.

“Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens: Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo? Saíram, pois, da cidade e vieram ter com ele.” (Jo 4,28-30). Assim o fervor missionário tomou conta do coração dessa mulher.

O caráter da mulher virtuosa

Essa mulher apresenta virtudes no cuidado da família, do marido, dos filhos; na forma honesta e dedicada com que trabalha; no exemplo que dá ao próximo, na forma sabia com que vive sua vida.

Os últimos versos do livro de Provérbios são dedicados a louvar o caráter de uma mulher que não tem nome, mas que bem poderia ser algumas das grandes mulheres de Deus, que existiram e existem em nossos tempos. Esse texto mostra um resumo das qualidades das mulheres de Deus e como elas são importantes.

*Da Redação, com informações de Aleteia 

Print Friendly, PDF & Email

0 responses on "Atitudes de mulheres da Bíblia que toda cristã deve imitar"

Deixe uma resposta

Instituto Gamaliel © ITG . All rights reserved.

Setup Menus in Admin Panel

Pular para a barra de ferramentas