Aumenta chance de STF livrar Lula da Lava Jato

by @prflavionunes

Análise de caso sobre parcialidade do ex-juiz Sérgio Moro deve ocorrer até novembro

lava jato - Lula

STF pode livrar Lula da Lava Jato | Foto: DIVULGAÇÃO/AGÊNCIA BRASIL

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve analisar até novembro o habeas corpus impetrado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que pode livrá-lo das atuais condenações da Operação Lava Jato. Caso isso aconteça, o STF abrirá caminho para que Lula possa novamente se candidatar nas eleições presidenciais em 2022.

Na terça-feira passada, 4, a 2ª turma do STF invalidou a delação premiada do ex-ministro Antonio Palocci. Entretanto, integrantes do STF afirmam que após essa decisão, aumentou a possibilidade de a Corte considerar que o ex-juiz da Lava Jato Sérgio Moro agiu de forma parcial no julgamento dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro do ex-presidente no caso do triplex do Guarujá, em São Paulo.

Revista Oeste: A farra do foro privilegiado

O julgamento do habeas corpus de Lula na 2ª turma foi suspenso em dezembro de 2018 após um pedido de vista de Gilmar Mendes. O petista alega que Moro agiu de forma parcial após a descoberta das mensagens atribuídas aos membros da força-tarefa da Lava Jato e que foram divulgadas pelo site de esquerda The Intercept.

Dos cinco votos da turma, dois ministros já se manifestaram: o relator Edson Fachin e a ministra Cármen Lúcia. Após o julgamento relacionado à delação do Palocci, assim acredita-se que Gilmar e Ricardo Lewandowski votem a favor de Lula. O voto de minerva caberá ao ministro Celso de Mello.

*O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta