Setup Menus in Admin Panel

Autoridades prendem evangélicos na Etiópia após reunião de estudantes de igrejas

A perseguição religiosa aos evangélicos na Etiópia se voltou recentemente para um grupo de estudantes de diferentes igrejas evangélicas no país. Vários deles foram presos, assim como lideranças locais pressionadas, tudo como parte de uma ação das autoridades locais para impedir o crescimento do segmento protestante no país.

O episódio ocorreu durante uma reunião da Irmandade Etíope de Estudantes Evangélicos (IFES) em Debark, segundo informações do Evangelical Focus. Segundo o relatório, autoridades da região de Amhar foram até o local do encontro e levaram vários evangélicos presos.

O número de presos não foi revelado, mas sabe-se que eles foram forçados a assinar um acordo prometendo que nunca mais farão novas reuniões na cidade, localizada a 90 quilômetros ao norte de Gondar.

Segundo informações da organização Portas Abertas, a prisão dos evangélicos se deu porque a região deve ser exclusiva da Igreja Ortodoxa, a qual rejeita a presença dos protestantes no local, permitindo apenas que reuniões desse tipo sejam feitas em Gonder, que fica a 100 km distante de Debark.

“A pressão na região tem aumentado bastante e, com um ataque a uma igreja em 2008, a perseguição tem feito com que os protestantes da região se desloquem para Gonder. Apesar da Constituição etíope garantir a liberdade religiosa, as divisões étnicas e religiosas se sobressaem e, por medo, poucos protestantes se mantêm em Debark”, diz a organização.

Ocupando atualmente a 28ª posição na lista de perseguição mundial, além dos islâmicos radicalizados, os evangélicos na Etiópia também sofrem perseguição pelos conflitos entre às diferentes denominações, já que a Igreja Ortodoxa (católica) tem perdido cada vez mais espaço para as novas igrejas protestantes.

Os evangélicos que foram detidos pelas autoridades foram liberados após o acordo de não reunião em Debark. Infelizmente o cenário de desunião só tem contribuído para que a perseguição religiosa se intensifique no país, quer vinda do lado muçulmano como do católico-ortodoxo.

“Ore para que o Senhor proteja os crentes de Debark de qualquer perigo. Que Cristo os mantenha fortes na fé e ajude-os a não serem vencidos pelo medo. Peça que Deus dê calma e sabedoria aos líderes da igreja neste momento difícil, para serem modelos de fé e determinação”, pede a Portas Abertas.

Print Friendly, PDF & Email

0 responses on "Autoridades prendem evangélicos na Etiópia após reunião de estudantes de igrejas"

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instituto Gamaliel © ITG . All rights reserved.

Setup Menus in Admin Panel

Pular para a barra de ferramentas