Bacharelado em Escatologia

by @prflavionunes
Bacharelado em Escatologia

A escatologia bíblica fornece os fundamentos mais importantes da escatologia: analisa todas as principais passagens escatológicas (incluindo o discurso das Oliveiras e o livro do Apocalipse), questões (incluindo a segunda vinda de Cristo, o milênio, o arrebatamento e o anticristo) e as posições (incluindo todas as principais visões do milênio) de uma maneira clara, mas não superficial. O curso termina mostrando como a escatologia é relevante para nossas vidas. A escatologia bíblica facilita a compreensão da escatologia, incluindo capítulos sobre como interpretar profecia e literatura apocalíptica, mostrando a história do pensamento escatológico e colocando a escatologia no contexto da linha e estrutura geral da história da Bíblia. A clareza e o entendimento são aprimorados pelo uso de tabelas e apêndices comparativos.

Curso de Bacharelado em Escatologia: é um curso eclesiástico, direcionado aos pastores, presbíteros, evangelistas, diáconos, líderes de escola bíblica e membros de igrejas evangélicas em geral, que desejam adquirir conhecimento de Deus e de sua palavra para melhor servir ao Senhor.

Material didático: o curso é realizado totalmente à distância. Desta forma o aluno recebe através de sua conta de e-mail, o endereço para baixar as matérias.

O material é disponibilizado EXCLUSIVAMENTE via internet, onde após o acolhimento do pedido de matrícula, enviamos ao aluno um e-mail com o link das matérias, TODAS DE UMA SÓ VEZ, onde poderá fazer o download de cada uma delas, em formato PDF, de forma que ficará o seu critério imprimir ou não.

Obs.: Não disponibilizamos material impresso, devido o grande volume de informações e matérias que compõe o nosso curso, de forma que para tal, teríamos que cobrar dos alunos um valor infinitamente superior ao que praticamos.

Prova: juntamente como o material didático consta uma prova de conhecimentos gerais, com questões que dizem respeito a todo o curso. O aluno deve baixar a prova junto com as matérias e, responder as questões à medida que estuda cada matéria. Após responder todas as questões o aluno deve encaminhar a prova pra o ITG que irá processar a avaliação das respostas.

Duração do curso: por se tratar de um curso “livre”, permitimos que o próprio aluno administre o tempo para conclusão, estudando em suas horas vagas ou como desejar. Este curso pode ser concluído em até 24 meses, sendo que, por mais aplicado que seja o aluno não é possível a sua conclusão em um período inferior a 03 meses.

Reconhecimento do MEC: O curso é de ordem eclesiástica. Não se trata de um curso superior, válido para concursos públicos.

O MEC – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA, não reconhece o curso de “Graduação Teológica Livre”, tanto presencial como à distância. Os cursos de Graduação Teológica Livre, Mestrado e Doutorado são de caráter eclesiástico, onde está inserido o ITG – Instituto Teológico Gamaliel.

Certificado: Para todos os cursos ofertados pelo ITG, são emitidos certificados juntamente com o histórico de notas obtidas pelo aluno. Bem, como a descrição da carga horária de cada curso.

Registro: Após a conclusão do curso, recomendamos que o concluinte registre-se junto a OTPB – Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil, a qual reconhece todos os cursos ministrados por esta instituição.

Custo do Curso: O aluno não paga mensalidade, apenas uma “Única” taxa de matricula. Também, asseguramos que após a conclusão do curso, não cobramos taxa de emissão do certificado.

Grade curricular:

1 Administração Eclesiástica 16 Epistolas Paulinas 31 História do Cristianismo 46 Soteriologia
2 Angelologia 17 Escatologia 32 Homilética 47 Técnicas de Comunicação
3 Antropologia 18 Escola Bíblica 33 Livro de Apocalipse 48 Teologia Bíblica do Novo Testamento
4 Apologética 19 Estudo da Fé 34 Livros Históricos 49 Teologia Bíblica do Velho Testamento
5 Arqueologia Bíblica 20 Ética Cristã 35 Livros Poéticos 50 Teologia Sistemática
6 Atos dos Apóstolos 21 Ética Pastoral 36 Método de Estudos Bíblicos 51 Tipologia
7 Batalha Espiritual 22 Exegese Bíblica 37 Ministérios Eclesiásticos 52 Trindade
8 Bibliologia 23 Filosofia da Religião 38 O Culto Bíblico
9 Cristologia 24 Fundamentalismo 39 Os Evangelhos
10 Cura Interior 25 Geografia Bíblica 40 Panorama Bíblico
11 Didática 26 Grego 41 Paracletologia
12 Direito Eclesiástico 27 Hamartiologia 42 Pentateuco
13 Discipulado 28 Hermenêutica 43 Pneumatologia
14 Doutrinas Bíblicas 29 História da Igreja 44 Profetas Maiores
15 Eclesiologia 30 História de Israel 45 Profetas Menores

Documento de Conclusão: Tendo sido aprovado nas matérias deste curso, o aluno estará apto a receber o DIPLOMA DO CURSO DE BACHARELADO EM ESCATOLOGIA, conforme modelo abaixo:

De R$ 449,00 por apenas R$ 299,00

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Após a escolha do curso que deseja realizar, mande-nos um e-mail para [email protected] com o comprovante do pagamento. Não nos responsabilizamos por pagamentos, em especial, depósitos efetuados e não comunicados.

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Pergunta: “O que é escatologia cristã?” 

Resposta: Escatologia é o estudo do que a Bíblia diz que acontecerá no fim dos tempos. Muitos tratam a Escatologia como uma área da teologia a ser evitada. Obviamente, a escatologia não é tão crucial quanto a cristologia ou a soteriologia. Isso não significa, porém, que não seja importante para uma cosmovisão bíblica. Como entendemos a escatologia tem um impacto sobre como devemos viver nossas vidas e o que devemos esperar que ocorra no plano de Deus. Algumas questões importantes na Escatologia são:

O que é o arrebatamento? A palavra “arrebatamento” não ocorre na Bíblia. O conceito do arrebatamento, porém, é claramente ensinado nas Escrituras. O arrebatamento da igreja é o evento em que Deus remove todos os crentes da terra, a fim de abrir caminho para que Seu julgamento justo seja derramado sobre a terra durante o período da Tribulação.

Quando o arrebatamento ocorrerá em relação à tribulação? O arrebatamento ocorrerá antes da tribulação, no meio da tribulação ou no final da tribulação?

O que é a Segunda Vinda e por que é importante? Por que é tão importante que Jesus Cristo retorne? Quando Cristo vai voltar? Quais serão os sinais da volta de Cristo?

O milênio é literal ou figurativo? O cumprimento de muitos dos convênios e promessas de Deus repousa em um reino futuro literal, físico. Não há base sólida para negar o entendimento literal do Reino Milenar e sua duração sendo de 1000 anos.

A geração que viu Israel reformada como nação ainda estará viva para a Segunda Vinda? Não é bíblico ensinar que a geração que vê Israel se tornar uma nação também verá a Segunda Vinda de Jesus Cristo. Pode ser esse o caso, mas as Escrituras não o dizem especificamente.

A Bíblia descreve um terrível período de tribulação nos capítulos 6-18 de Apocalipse. Esta tribulação será precedida pelo arrebatamento, será concluída com o arrebatamento ou já ocorreu de fato? Essas diferentes perspectivas têm um grande impacto sobre o que deveríamos estar nos preparando. A escatologia nos ajuda a entender as passagens proféticas da Bíblia e como viver nossa vida em resposta ao que Deus fará no fim dos tempos. Há muita controvérsia na Escatologia, mas isso não nos isenta de nossa responsabilidade de estudar e entender o que a Bíblia ensina sobre o fim dos tempos. Uma compreensão da Escatologia eliminará muitos dos medos que temos sobre o futuro. Nosso Deus é soberano, Ele tem um plano, e tudo se desenrolará de acordo com Sua perfeita vontade e tempo.

Um versículo chave sobre Escatologia é Tito 2:13 : “aguardamos a bendita esperança – a gloriosa aparição de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo”.

Natureza E Significado

Na história da religião, o termo escatologia se refere a concepções das últimas coisas: imortalidade da alma, renascimento, ressurreição, migração da alma e o fim dos tempos. Esses conceitos também têm paralelos seculares – por exemplo, nos momentos decisivos da vida e na compreensão da morte. Freqüentemente, essas noções são contrastadas com a experiência de sofrimento no mundo. Temas escatológicos prosperam durante as crises, servindo de consolo para aqueles que desejam um mundo melhor ou como motivação para uma transformação revolucionária da sociedade.

Moldadas pela extensão e natureza do envolvimento do crente no mundo, as expectativas escatológicas assumem uma forma individual ou coletiva , abrangendo almas individuais, um povo ou grupo, a humanidade ou todo o cosmos. As implicações sociais das duas formas de escatologia são significativas. As formas individuais tendem a fomentar atitudes apolíticas ou politicamente conservadoras – baseadas na crença de que cada pessoa experimenta o julgamento de Deus sobre a morte e que, portanto, há pouco propósito em mudar o mundo. Algumas formas de escatologia coletiva, no entanto, envolvem ativismo político e a expectativa da manifestação pública da justiça de Deus. Eles não apenas esperam a salvação corporal coletiva e uma transformação do mundo, mas também se preparam ativamente para isso.

O Tema Das Origens E Últimas Coisas

Porque as origens da escatologia bíblica são encontradas em eventos “históricos” únicos (como o Êxodo dos hebreus do Egito no século 13 AC ), as dificuldades ocorrem quando conceitos escatológicos são impostos à estrutura de outras religiões. Em religiões fora da tradição bíblica, não há “fim”, mas sim um padrão cíclico de destruição cósmica e renascimento. Portanto, uma distinção deve ser feita entremítico e escatologias históricas . O primeiro interpreta a condição humana em relação ao reino dasagrado e o profano conforme definido em termos e histórias atemporais, o último em termos e histórias temporais.

Na escatologia mítica, a origem do mundo é reproduzida no fim do mundo; ou seja, o processo de criação de ordem a partir decaos que ocorreu no início deo tempo ocorre novamente no final do tempo (o “Fim” ou “Tempo de Fim”). No início, de acordo com esta abordagem, as leis universais e a ordem pura das coisas são estabelecidas, mas eventualmente a lei e a ordem decaem e degeneram.A salvação , portanto, é encontrada em um retorno da origem do mundo. Tanto as ações míticas dos deuses quanto as ações históricas dos humanos são vistas como representações de uma luta eterna em que a ordem mundial é defendida contra o caos . A história torna-se assim um drama cúltico no qual sacerdotes e reis desempenham papéis rituais pré-ordenados.

A escatologia mítica, então, pode ser definida em termos do “mito do eterno retorno”, que postula uma visão cíclica da história. Nas festas religiosas, o tempo perdido da história é regenerado e a eternidade é representada. Por meio da repetição ritualística da criação do cosmos, a impressão de transitoriedade é provada errada. Tudo é mostrado para permanecer no lugar,a esperança é inerente à memória, e a salvação futura é retratada como um retorno à origem primordial ou a uma idade de ouro original. Na escatologia mítica, o significado da história é encontrado na celebração da eternidade do cosmos e na repetibilidade da origem do mundo.

A escatologia histórica, ao contrário, se baseia não em um acontecimento mítico primordial, mas em eventos no tempo que fornecem a estrutura da história e são essenciais para seu progresso. Escatologias bíblicas e biblicamente influenciadas são históricas e direcionadas ao futuro histórico. Nessa visão, as experiências nunca são universais. Rituais como a Páscoa e o seder não são tentativas de repetir eventos e experiências, mas maneiras de lembrá-los por meio da narração da história e da tradição. Rituais são eventos nos quais um novum (um evento ou ação nova ou extraordinária) é experimentado simbolicamente. A esperança é, portanto, baseada na lembrança histórica, mas transcende o que é lembrado historicamente.

O futuro da história é definitivo porque a história não pode ser repetida. Entendida neste contexto , a história não é a arena dos horrores do caos, mas o campo do perigo e da salvação. O significado da história é, portanto, encontrado em seu cumprimento futuro. O divino, ou sagrado, não é experimentado nas reconstituições ritualísticas da ordem eternamente recorrente da natureza e do cosmos; antes, a liberdade de ação, fidelidade e promessas de Deus para o futuro podem ser discernidas nos eventos irreversíveis da história.

As escatologias históricas são encontradas na fé de Israel e do Judaísmo , que está alicerçada no Êxodo e que tem se concentrado cada vez mais na esperada revelação da glória de Deus em todas as terras. Escatologias históricas também são encontradas no Cristianismo , que é baseado na vida de Jesus e sua Ressurreição dos mortos. As esperanças cristãs se concentram no reino de Deus, por meio do qual a história deve terminar e se cumprir. No Judaísmo e no Cristianismo, a ocorrência única de um evento histórico serve como base para a crença em um futuro há muito desejado. Um novum que ocorre historicamente oferece esperança de uma nova existência que será mais do que a reprodução da condição primordial.

As Formas De Escatologia

A escatologia histórica aparece em uma de três formas distintas – messianismo, milenismo ou apocalipticismo . As esperanças messiânicas são dirigidas a uma única figura redentora que, acredita-se, conduzirá o povo de Deus, agora sofredor e oprimido, a um futuro histórico melhor. O messianismo às vezes promove visões de vingançae justiça que se abate sobre os líderes políticos e religiosos tirânicos. Nesses casos, as expectativas históricas locais moldam a crença no cumprimento da história antes de seu fim. O apocalipticismo, por outro lado, promete uma intervenção repentina e cataclísmica de Deus ao lado de uma minoria fiel. De acordo com essa visão, “este mundo”, incapaz de suportar a “justiça de Deus”, será destruído e substituído por um novo mundo fundado na justiça de Deus. A esperança milenarista ou quiliástica é dirigida ao reino terreno de paz, comunhão e prosperidade de 1.000 anos sobre o qual Cristo e seus santos reinarão após a destruição das forças do mal e antes do fim final da história.

O Decreto Lei 1051/69 art. 1º valoriza a validação dos estudos “aos portadores de diplomas de cursos realizados em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou Instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa.

O Decreto Lei nº 9394 de 20/12/96 art. 50 (LBD) diz: “As instituições de Educação Superior, quando da ocorrência de vagas, abrirão matrículas nas disciplinas de seus cursos a alunos não regulares que demonstrarem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo prévio.

A Regulamentação do Ensino à Distância está amparada pelo Decreto nº 5.622 de20/12/05 que regulamenta o Art. 80 da LBD (Lei 9394/96).

Art. 1º – Educação à Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, representados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação.

Amparo Constitucional: Reconhecido e Auto-Regulamentado pela Lei 1821 de 12/03/1953, e Decreto Lei Nº 34.330 de 21/10/53, Decreto Lei Nº 9.394/96 e 9.475/97 e Pareceres Nº 97/99; 296/99 e 765/99 do Conselho Nacional de Educação e Artigos: 5º,§ 1º, § 8º e 9º e Artigo 210º, § 1º da Constituição Federal

  • Não cobramos mensalidades! o nosso aluno deve apenas efetuar o pagamento da taxa UNICA de matrícula, que corresponde a nossa necessidade de manutenção de nossas instalações e serviços, bem como despesas com pessoal, correios, internet, etc.
  • Não visamos lucro, mas apenas o compartilhamento do conhecimento para crescimento da obra de Deus.
  • Assumimos o compromisso de que, diferente do outros órgãos, não cobramos no final do curso taxa alguma para emissão do certificado ou diploma.

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