Especialistas debatem geografia da pandemia do coronavírus no Brasil ao vivo nesta terça

by @prflavionunes

O EL PAÍS participa às 16h30 desta terça-feira de um programa de entrevistas desenvolvido por pesquisadores da Universidade de São Paulo sobre as particularidades locais e as estruturas de enfrentamento à crise sanitária em um país diverso como o Brasil, que vivencia diferentes pandemias em seu extenso território. O programa, transmitido ao vivo pelo YouTube, seguirá o tema “Brasil e a pandemia da covid-19: um olhar a partir da geografia da saúde”. E entrevistará o pesquisador Raul Borges Guimarães, especialista em geografia da saúde da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Além do EL PAÍS, a entrevista será conduzida pelos pesquisadores Natacha Cintia Regina Aleixo e Ricardo Mendes Antas Júnior.

Aviso aos leitores: o EL PAÍS mantém abertas as informações essenciais sobre o coronavírus durante a crise. Se você quer apoiar nosso jornalismo, clique aqui para assinar.

Ao longo destes quase oito meses de pandemia do coronavírus, uma série impactos sociais, econômicos e sanitários se impuseram sobre o Brasil e o mundo. Fronteiras foram fechadas, tensões diplomáticas e disputas políticas se intensificaram, a economia ruiu, os desafios de saúde cresceram. Diante disso, um grupo de mais de 70 pesquisadores de diferentes cidades brasileiras se uniu em um grupo de trabalho que visa discutir os desafios globais.

“A geografia da pandemia é a geografia do nosso tempo, um entrelace de diversas áreas dessa ciência, a geografia política, a geografia econômica, a geografia urbana, a geografia da população, a geografia da saúde, dentre outras. Todas essas áreas se encontram para formar a geografia da pandemia, para compreender o que está acontecendo no mundo hoje, desde uma análise microespacial, com estudos urbanos de determinados bairros, até mesmo uma análise geopolítica mundial, com estudos de relações políticas entre determinados países”, explica um dos coordenadores do projeto, o geógrafo Daniel Bruno Vasconcelos.

O intuito do grupo é oferecer à sociedade subsídios para uma leitura crítica sobre que está ocorrendo no panorama atual, fortemente impactado pela pandemia da covid-19. No dia 3 de novembro, o programa de entrevistas receberá o professor de Relações Internacionais da Universidade Federal de Roraima, Eloi Martins Senhoras, para falar sobre “A geopolítica e a pandemia da covid-19.

Siga a cobertura em tempo real da crise da covid-19 e acompanhe a evolução da pandemia no Brasil. Assine nossa newsletter diária para receber as últimas notícias e análises no e-mail.

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

Chat Aberto
Posso lhe ajudar?