Facebook manterá perfis bolsonaristas no ar fora do Brasil

by @prflavionunes

Rede social vê extrapolação da jurisdição brasileira em decisão do ministro Alexandre de Moraes e recorrerá ao STF

alexandre de moraes, facebook, stf, censura, jair bolsonaro, bolsonarismo

Facebook não acatou tentativa de censura internacional de Alexandre de Moraes | Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O Facebook não vai retirar do ar perfis bolsonaristas fora do Brasil. A rede social de Mark Zuckerberg não cumprirá a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes desta quinta-feira, 30, pois vê como extrapolação da jurisdição brasileira ser obrigada a aplicar a censura no resto do mundo.

“Respeitamos as leis dos países em que atuamos. Estamos recorrendo ao STF contra a decisão de bloqueio global de contas, considerando que a lei brasileira reconhece limites à sua jurisdição e a legitimidade de outras jurisdições”, esclareceu em nota a assessoria de imprensa do Facebook.

De acordo com apuração da coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, a companhia acredita que bloquear perfis internacionalmente, por uma decisão local como a de Moraes, poderia criar um precedente danoso ao funcionamento da plataforma.

Se juízes de diversos países do mundo resolvessem suspender conteúdos globalmente, o espaço de atuação do Facebook ficaria bastante limitado.

A rede social retirou do ar no Brasil os perfis solicitados pelo ministro em 24 de julho. Entre os prejudicados estão Roberto Jefferson (PTB), a ativista Sara Winter e o blogueiro Allan dos Santos.

Moraes determinou que as plataformas tirassem os perfis do ar internacionalmente ao perceber que, ao mudar a localização de seus perfis, eles continuavam publicando conteúdo.

Já o Twitter acatou a decisão, ainda que, como o Facebook, vá recorrer dela.

*O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

Chat Aberto
Posso lhe ajudar?