Setup Menus in Admin Panel

Homem morre na China por hantavirus e provoca pânico nas redes

Autoridades da China informaram nesta terça-feira que um habitante da província sul de Yunnan morreu depois de dar positivo à doença viral conhecida como “hantavirus”

A notícia rapidamente causou pânico nas redes, e nas áreas próximas a Yunnan. Milhares de pessoas começaram a procurar o que é realmente esse vírus e se é tão perigoso como o novo covid-19.

Trata-se de um homem que, enquanto viajava em um ônibus, desmaiou e pouco depois faleceu.

Segundo os testes realizados, as autoridades comprovaram que o sujeito estava infectado pelo “vírus Hanta“, cujo portador é o rato do campo.

No veículo onde se encontrava havia outras 32 pessoas, pelo que agora se encontram em observação. As autoridades indicaram que não há risco de epidemia, já que o hantavírus não se contagia de pessoa a pessoa.

O quê  é o Hantavirus?

O hantavírus não é novidade, pelo que o pânico na Internet é infundado.

Conhecido já há décadas, o hantavírus é uma doença considerada como rara e é gerada por um vírus que se contrai através de estar em contacto com superfícies contaminadas com saliva, urina ou cocô de roedores, deposições que, ao secar, são volatizadas e combinadas com o pó, pelo que podem ser inaladas.

Ao respirar ar contaminado, receber mordidas ou ter contato direto com os transmissores do vírus, as pessoas desenvolvem uma doença aguda que ataca os pulmões, segundo informações dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

O vírus ataca diretamente o coração daqueles que são infetados e tem uma taxa de mortalidade entre 36 e 40 por cento. Os sintomas iniciais do hantavírus são semelhantes aos da gripe: febre, dores musculares e de cabeça, náuseas, vómitos, algumas vezes dores abdominais e diarreia. Dias depois, pode haver dificuldade respiratória, que eventualmente se agrava. No entanto, a mídia local apelou para manter a calma, já que não é uma doença cuja transmissão seja pessoa a pessoa

No entanto, a tag #hantavirus tornou-se tendência no Twitter, com numerosos usuários em pânico afirmando que se tratava de outro vírus mortal originado na China.

Outros, no entanto, começaram a fazer piadas sobre isso,“China, pare de comer tudo o que se move”, fou uns dos comentarios.

“Quando você ainda está em pânico pelo covid-19 e depois você recebe notícias sobre o hantavirus. Só Deus sabe o que fizemos “, escreveu outro.

Algumas pessoas tentaram parar o pânico explicando certos conceitos básicos sobre o hantavírus a quem temem outro surto de uma doença perigosa.

Segundo a Organização Mundia da Saúde  (OMS), cerca de 3000 casos de contágio por esse vírus são reportados anualmente na América, e 60% de suas infecções podem ser fatais. A melhor recomendação é a prevenção e o diagnóstico precoce, uma vez que até à data não há tratamento para a doença.

  1. Te pode interessar: Terremoto de 7.5 sacode o leste da Rússia provocando alerta de tsunami no HavaíJá sai.
Print Friendly, PDF & Email
março 27, 2020

0 responses on "Homem morre na China por hantavirus e provoca pânico nas redes"

Deixe uma resposta

Instituto Gamaliel © ITG . All rights reserved.

Setup Menus in Admin Panel

Pular para a barra de ferramentas