Setup Menus in Admin Panel

Nossa casa, lugar de promessa e espera

Encontre ânimo para transformar o período de quarentena em casa, em um tempo de cura, esperança e comunhão

Neste período tão incomum que estamos vivendo, em que se faz necessário manter distância social e obediência ao período de quarentena, estando em casa, sentimos o vazio da ausência de pessoas que fazem parte de nosso convívio e a falta de um abraço.

Em meio às notícias e ao isolamento necessário num contexto de pandemia, ficamos diante de duas opções: deixar-nos levar por nossos medos, afundando-nos em pessimismo, depressão e desesperança, ou engajar-nos em torno da compaixão e de um propósito em comum. É claro que a segunda opção é mais sábia!

Vivemos um tempo de incertezas em que temos de lidar com sentimentos que mexem com o nosso emocional, como o medo da doença e da morte, a preocupação em relação a uma possível escassez, a ansiedade pelo futuro, o pessimismo em relação à vida e até o egoísmo, transferindo a outros o cuidado que todos nós, sem exceção, precisamos tomar.

É diante de circunstâncias assim que devemos respirar fundo, manter a calma, refletir sobre os fatos e fazer silêncio. É hora de parar com a correria. Justamente nesse momento em que passamos a maior parte do dia no recôndito do lar, podemos dedicar ainda mais tempo à comunhão com Deus, encontrando Nele calma para o coração e a mente.

A atual situação nos traz à memória a história de Raabe, relatada em Josué, capítulo 2. Essa mulher corajosa ficou reclusa em casa com sua família. A terra em que morava seria atacada, e ela não poupou esforços para proteger seus parentes. Assim, fez uma aliança com o exército de Josué, que enviara espias para vigiar a terra antes de sitiá-la.

Diante do ataque iminente, seria um risco muito grande que Raabe e seus familiares estivessem fora de casa. Talvez tenham esperado mais de trinta dias para sair! Que situação difícil, não? Ela, no entanto, tinha uma promessa e uma responsabilidade: ficar em casa. Raabe esperou e a promessa se cumpriu em sua vida e na de seus familiares. Todos sobreviveram!

Nós vivemos um tempo semelhante ao de Raabe. Nossa espera precisa estar firmada nas promessas do Pai. É em nossa casa, na atual conjuntura, que somos desafiados a lidar com nossos medos e incertezas. É nela que temos a responsabilidade de organizar criativamente o tempo e aproveitá-lo da melhor maneira possível. Tudo depende de nossas atitudes. Podemos fazer escolhas sábias e agir com inteligência. Assim como Raabe!


Ilaene Schüler e Daniel Vargas – São missionários do Sepal – Servindo aos Pastores e Líderes há 10 anos. Ambos,m lideram os Ministérios Mulheres Mentoras e Homens mentores

Print Friendly, PDF & Email

0 responses on "Nossa casa, lugar de promessa e espera"

Deixe uma resposta

Instituto Gamaliel © ITG . All rights reserved.

Setup Menus in Admin Panel

Pular para a barra de ferramentas