O que é consubstanciação?

by @prflavionunes

Consubstanciação é a doutrina que ensina que durante a Santa Ceia a carne e o sangue de Jesus se juntam ao pão e ao vinho. Assim, quem toma a Ceia come o corpo de Jesus junto com o pão e o vinho. A Bíblia não diz que a consubstanciação acontece na Ceia.

De acordo com o ensino da consubstanciação, Jesus está fisicamente presente quando tomamos a Ceia. Sem sentirmos, juntamente com o pão e o vinho comemos a carne e o sangue de Jesus. Assim somos abençoados ao tomar a Ceia.

O ensino da consubstanciação surgiu em oposição ao ensino católico da transubstanciação. A transubstanciação diz que o pão e o vinho deixam de existir, mas o que agora é a carne e o sangue de Jesus continua a parecer pão e vinho. Martinho Lutero achou isso absurdo, porque se algo tem todas as caraterísticas de pão ou vinho, então ainda é pão ou vinho.

Veja aqui: o que é transubstanciação?

Lutero entendeu as frases de Jesus “isto é meu corpo” e “isto é meu sangue” como significando que o corpo de Jesus se junta ao pão e ao vinho na Ceia. O pão e o vinho continuam lá, mas agora têm dentro de si a carne e o sangue de Jesus.

O que a Bíblia diz sobre consubstanciação?

A Bíblia diz que a Santa Ceia serve para lembrar do sacrifício de Jesus na cruz (<span class=”popover-refs” data-url data-toggle=”popover” title=”1 Coríntios 11:26″ data-content=”26Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha.”>1 Coríntios 11:26). Não diz em nenhum lugar que o corpo de Jesus se junta ao pão e ao vinho da Ceia. A Ceia serve principalmente como memorial e para mostrar que somos todos parte do corpo de Cristo, a Igreja.

Se alguém é salvo, Cristo já vive dentro dele. Quando duas ou três pessoas se reúnem no nome de Jesus, ele já está presente lá (<span class=”popover-refs” data-url data-toggle=”popover” title=”Mateus 18:20″ data-content=”20Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles“.”>Mateus 18:20). Não é preciso literalmente comer a carne e o sangue de Jesus para O receber dentro de nós.

Veja também: o que significa Corpus Christi?

Em <span class=”popover-refs” data-url data-toggle=”popover” title=”João 6:53-55″ data-content=”53Jesus lhes disse: “Eu digo a verdade: Se vocês não comerem a carne do Filho do homem e não beberem o seu sangue, não terão vida em si mesmos.54Todo aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.55Pois a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida.”>João 6:53-55, Jesus disse que precisamos comer sua carne e beber seu sangue para ter a vida eterna. Mas Jesus não estava falando de forma literal. Ele estava explicando uma realidade espiritual. Os judeus interpretaram isso literalmente e ficaram escandalizados e Jesus explicou que eles não tinham entendido o que ele queria dizer (<span class=”popover-refs” data-url data-toggle=”popover” title=”João 6:61-63″ data-content=”61Sabendo em seu íntimo que os seus discípulos estavam se queixando do que ouviram, Jesus lhes disse: “Isso os escandaliza?62Que acontecerá se vocês virem o Filho do homem subir para onde estava antes?63O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu disse são espírito e vida.”>João 6:61-63). Um pouco antes, Jesus tinha explicado que “comer” dele significava crer nele. Somos salvos pela fé (<span class=”popover-refs” data-url data-toggle=”popover” title=”João 6:35″ data-content=”35Então Jesus declarou: “Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede.”>João 6:35). Da mesma forma, tomar a Ceia é símbolo da nossa fé em Jesus.

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

Chat Aberto
Posso lhe ajudar?