Setup Menus in Admin Panel

Terremoto de 7.5 sacode o leste da Rússia provocando alerta de tsunami no Hawai

Na noite desta terça-feira, um terremoto de magnitude 7.5 na escala de Richter sacudiu o extremo leste da Rússia, perto das Ilhas Kuriles, desencadeando alerta de Tsunami em países do Oceano Pacífico, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Segundo a agência, o movimento teve epicentro 219 quilômetros ao sul-sudeste de Sévero-Kurilsk, Rússia; a uma profundidade de 56.7 quilômetros.

As Kuriles são um arquipélago situado na extremidade oriental da ilha japonesa de Hokkaido.

A Rússia e o Japão disputam a soberania das quatro ilhas mais meridionais das Kuriles (Habomai, Shikotan, Etorofu e Kunashiri) desde o final da Segunda Guerra Mundial.

No Japão, estas ilhas são chamadas Territórios do Norte.

Alerta de Tsunami

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico indicou a possibilidade de perigosas ondas de tsunami em um raio de 1.000 quilômetros do epicentro do terremoto.

Ele apontou que, anteriormente, sismos desta magnitude provocaram tsunamis longe do epicentro, e o Centro Nacional de Alerta de Tsunamis dos Estados Unidos analisava o evento para determinar o nível de perigo.

Enquanto isso, o (USGS). Emitiu uma atualização dizendo que se prevê que as ondas de tsunami serão de menos de 0,3 metros acima do nível da mar para as costas do Hawai, Japão, Rússia, o atol Johnston, a ilha Midway, as Marianas do Norte, Noroeste das ilhas havaianas e Wake Island.

No entanto, determinou-se que não havia ameaça.

Foram atingidas perto da cidade de Severo-Kurilsk e tinham uma altura de meio metro, informou o Serviço de Emergência da Rússia.  Cerca de 400 pessoas foram evacuadas da área do porto para uma colina segura. Não há relatos de vítimas ou danos

A ameaça do tsunami persiste atualmente, pelo que os residentes de Sévero-Kurilsk se manterão na área segura dessa colina, informam as autoridades.

Por sua vez, as autoridades do Peru e Chile descartaram que o terremoto gere alerta de tsunami para ambos países, ainda que se mantenham em alerta monitorando suas costas.

Print Friendly, PDF & Email
março 25, 2020

0 responses on "Terremoto de 7.5 sacode o leste da Rússia provocando alerta de tsunami no Hawai"

Deixe uma resposta

Instituto Gamaliel © ITG . All rights reserved.

Setup Menus in Admin Panel

Pular para a barra de ferramentas