Vacina: Doria diz esperar “aprovação da Anvisa” após revista dizer que ele já sabia

by @prflavionunes

A divulgação de que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou para importação 6 milhões de doses da CoronaVac (“vacina chinesa”) já é de causar preocupação, dado um pequeno detalhe que pode passar despercebido aos olhos de muitos, mas não deste site “crítico”.

Isso porque, segundo informações publicadas pela revista Veja às 17h20 desta sexta-feira no Twitter e atualizada às 17h25 em seu site oficial, “a informação [da liberação da Anvisa] já foi repassada para as autoridades do estado de São Paulo, inclusive ao governador João Doria.”

Entretanto, o próprio João Doria publicou às 17h54, portanto, 29 minutos DEPOIS em sua conta no Twitter, que ele ainda estaria aguardando à aprovação da vacina pela Anvisa. O que isto significa, na prática? Das duas, uma:

A revista Veja e a sua respectiva fonte erraram ou especularam a informação, a fim de criar polêmica, ou João Doria estaria simulando não saber algo do qual já tinha conhecimento. Se a segunda hipótese estiver correta, qual seria o objetivo? Quais implicações podemos retirar disso?

Não estamos fazendo qualquer acusação, mas levantando questionamentos. Se Doria já sabia da liberação da Anvisa, conforme disse a Veja, por que fez uma publicação minutos depois dizendo ainda esperar a decisão? Para transmitir naturalidade?

Talvez o governador tenha se referido na publicação a algo oficial por parte da Anvisa, e não da imprensa? É uma possibilidade. Com isso ele não estaria querendo demonstrar precipitação antes de uma informação do próprio órgão.

Mas, também é uma possibilidade o fato de Doria ter informações privilegiadas com relação ao processo de aprovação ou não da vacina chinesa no Brasil? Se sim, então estamos diante de algo de extrema gravidade, pois o cenário indicaria possível influência política do tucano na Anvisa.

Na prática, se a segunda hipótese estiver mesmo correta, Doria estaria fazendo o que ele mesmo disse condenar, caso o presidente Jair Bolsonaro usasse o seu poder para pressionar à Anvisa.

Tal possibilidade, aliás, levantada pelo próprio governador um dia atrás, depõe contra ele nesse momento, dado a rapidez com que à Agência liberou a CoronaVac após a manifestação contrária do presidente da República, e a suposta informação que o governador teria obtido antes mesmo de um comunicado oficial do órgão.

Uma terceira hipótese seria que o repasse da informação ao governador teria ocorrido, de fato, mas não dado tempo de chegar ao seu conhecimento. É uma possibilidade? Sim, mas considerando a velocidade praticamente instantânea dos meios de comunicação atuais, não parece a mais provável.

Confira os prins abaixo:

Publicação da Veja sobre liberação da Anvisa
Reprodução: print do Twitter
Publicação de Doria feita minutos depois da Veja.
Reprodução: print do Twitter

Médico alerta: “Efeito colateral da vacina chinesa pode ser pior que a Covid-19”

O post Vacina: Doria diz esperar “aprovação da Anvisa” após revista dizer que ele já sabia apareceu primeiro em Opinião Crítica – Comentário, notícias e comportamento.

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

Chat Aberto
Posso lhe ajudar?