Vacinação com a Sputnik V trava na Rússia, enquanto o Kremlin se empenha em promovê-la no exterior

by @prflavionunes

Um colorido cartaz na galeria Gum mostra, entre lojas de bolsas de luxo e confeitarias que oferecem apetitosos macarons, o caminho para o posto de vacinação contra o coronavírus instalado no famoso shopping da praça Vermelha. Atende das 10h às 21h, sem hora marcada. Assim como esse, cerca de 20 outros postos ambulantes foram montados na capital russa para administrar a vacina Sputnik V ―em teatros, hipermercados, restaurantes―, aliviando assim a carga nas policlínicas de cada bairro. As filas dos primeiros dias de janeiro, quando cada vacinado ganhava de presente um sorvete e um primoroso certificado preenchido a mão, sumiram. Num dia desta semana, apenas cinco pessoas aguardavam para receber a injeção da primeira vacina contra a covid-19 registrada no mundo.

Seguir leyendo

QUALIDADE DA VACINA OPÕE A ESLOVÁQUIA À RÚSSIA

A já polêmica compra de vacinas Sputnik V na Eslováquia derivou agora numa ácida disputa entre as autoridades sanitárias eslovacas e Moscou. O Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) acusou nessa quinta-feira o SIDC (agência eslovaca do medicamento) de “sabotagem” depois que esse órgão regulador informou que as doses do fármaco russo recebidas até agora apresentam características diferentes das revisadas pela revista científica ‘The Lancet’. O SIDC salientou que diante disso não poderia se pronunciar sobre os riscos e benefícios da vacina, já que os fabricantes da Sputnik V não forneceram informações suficientes.

A Rússia rejeitou as acusações e exigiu que Bratislava devolva as 200.000 doses enviadas, para que sejam oferecidas a outro país. “O SIDC lançou uma campanha de desinformação contra a Sputnik V e planeja provocações adicionais”, afirmou o RIDF na conta oficial da vacina no Twitter, descrevendo as afirmações da Eslováquia como “fake news”.

A opaca compra da Sputnik V por Bratislava já levou dias atrás à demissão do primeiro-ministro eslovaco, Igor Matovic. Esta última disputa pode causar grandes danos à credibilidade da vacina russa: a Eslováquia foi um dos poucos membros da UE a pressionarem para usá-la e acelerar sua aprovação pela Agência Europeia do Medicamento.

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

Chat Aberto
Posso lhe ajudar?