Curso de Formação em Psicanálise

by @prflavionunes
Curso de Formação em Psicanálise

O curso de Formação em Psicanálise é imprescindível para os campos acadêmicos não clínicos que utilizam a teoria em seu trabalho. Indivíduos de várias origens educacionais e profissionais são elegíveis para candidatar-se a formação de estudantes de psicanálise psicanalítica.

É um curso totalmente à distância, monitorado permanentemente pelos professores. O curso foi desenvolvido com uma melhor tecnologia de ensino à distância, usada por diversas universidades de vários países. Tem uma duração de 1 ano com emissão de certificado clínico de psicanalista.

Metodologia

Com uma metodologia de educação a distância, o aluno estuda um acordo com sua disponibilidade de tempo a partir de qualquer lugar à sua escolha. Com isso, barreiras geográficas que por ventura existem são superadas, e custos com transporte são significativamente reduzidos. Além da capacitação e aprimoramento da prática profissional que os alunos obtêm, uma metodologia de educação a distância promove o desenvolvimento da autonomia dos estudos.

O ITG disponibilizou material didático especialmente elaborado para permitir que o participante realize um estudo independente, de acordo com suas possibilidades de tempo e espaço. O cursista do ITG conta com um serviço de tutoria, para auxiliá-lo em seus estudos.

Material didático: o curso é realizado totalmente à distância. Desta forma, o aluno recebe através de sua conta de email, o endereço para baixar como matérias.

O material é EXCLUSIVAMENTE via internet, onde após o acolhimento do pedido de matrícula, envia o aluno ou email com o link das matérias, TODAS DE UMA SÓ VEZ, onde permite fazer o download de cada uma delas, em formato PDF, de forma que selecione o seu critério de impressão ou não.

Obs .: Não disponibilizamos material impresso, devido ao grande volume de informações e matérias-primas que compõem o nosso curso, de forma que para tal, que cobraríamos dos alunos e um valor infinitamente superior ao praticado.

Avaliação: conjunto como o material didático considera instruções sobre o processo de avaliação, com questões que dizem respeito a todo o curso.

Mercado

Há uma grande necessidade de psicanalistas para orientar como pessoas na solução de seus problemas existentes, tais como: fobias, ansiedades, depressões, obsessões, impulsos automáticos e heteroagressivos, angústias e crises de toda a ordem. O profissional de Psicanálise ajuda a sociedade a ficar mais humana e a vida a ter mais sentido!

CAMPO DE ATUAÇÃO

Segundo o CB0 nº 2525-50 do Ministério do Trabalho e Emprego, no final do Curso de Formação em Psicanálise, você está preparado para atuar nas seguintes áreas:
AVALIAR COMPORTAMENTOS INDIVIDUAL, GRUPAL E INSTITUCIONAL.

Triar casos, entrevistar pessoas, levantar dados relevantes, observar pessoas e situações, escutar pessoas ativamente. Investigar pessoas, situações e problemas, escolher o instrumento de avaliação, aplicar o instrumento de avaliação, sistematizar informações, diagnósticos elaborados, pareceres elaborados, elogios e perícias, responder a perguntas técnicas judiciais, devolver resultados (devolutiva).

ANALISAR, TRATAR INDIVÍDUOS, GRUPOS E INSTITUIÇÕES

Propiciar espaço para acolhimento de emoções emocionais (configuração), oferecer suporte emocional, tornar consciente e inconsciente, propiciar a criação de vínculos pacientes-terapeuta, interpretar conflitos e questões, elucidar conflitos e questões, promover uma integração psicológica, promover ou desenvolver relações interpessoais , promover o desenvolvimento da percepção interna, grupos intermediários, família e instituições para solução de conflitos, dar aula.

ORIENTAR INDIVÍDUOS, GRUPOS E INSTITUIÇÕES

Propor alternativas para solução de problemas, informações sobre o desenvolvimento do psiquismo humano, aconselhar pessoas, grupos e famílias, grupos de orientação de profissionais, grupos de orientação de pais (adolescentes, etc.), avaliar instituições.

ACOMPANHAR INDIVÍDUOS, GRUPOS E INSTITUIÇÕES

Acompanhar moderado em selecionar, acompanhar ou desenvolver e evoluir caso, acompanhar o desenvolvimento de profissionais sem treinamento e especialização, acompanhar resultados de projetos, participar de experiências.

EDUCAR INDIVÍDUOS, GRUPOS E INSTITUIÇÕES

Estudar caso de grupo, apresentar estudos de caso, ministrar aulas, supervisionar profissionais da área e áreas de afins, realizar trabalhos para o desenvolvimento de habilidades e habilidades profissionais, formar psicanalistas, desenvolver cursos para grupos de estudos, confeccionar manual educativo, aprender para profissionais outras áreas, propiciar recursos para o desenvolvimento de aspectos cognitivos, acompanhar resultados de curas, treinamento.

DESENVOLVER PESQUISAS EXPERIMENTAIS, TEÓRICOS E CLÍNICAS

Investigar o psiquismo humano, investigar o comportamento individual, grupal e institucional, definir o problema e os objetivos, usar bibliografias, definir método de ação, definir configurações de pesquisa, criar métodos de pesquisa, coletar dados, organizar dados, compilar dados, fazer leitura de dados, integrar produtos de estudos de caso.

EQUIPES COORDENARES DE ATIVIDADES DE ÁREAS AFINS

Planejar como atividades da equipe, programar atividades gerais, programar atividades da equipe, distribuir tarefas, gerenciar tarefas da equipe, monitorar atividades das equipes, preparar refeições, coordenar reuniões, coordenar grupos de estudos, organizar eventos, avaliar aplicativos e projetos, avaliar e executar como ações.

PARTICIPAR DE ATIVIDADES PARA CONSENSO E DIVULGAÇÃO PROFISSIONAL

Participar de palestras, debates, entrevistas, seminários, simpósios, participar de reuniões científicas (congressos etc.), publicar artigos, ensaios de livros científicos, participar de comissões técnicas, participar de conselhos municipais, estaduais e federais, participar de organizações de classe , participar de um evento junto a meios de comunicação, divulgar práticas do psicanalista, fornecer subsídios às vendas organizacionais, fornecer subsídios à formação de políticas organizacionais, buscar parcerias, ética e organização.

REALIZAR TAREFAS ADMINISTRATIVAS

Redigir pareceres, redigir relatórios, agendar atendimentos, receber pessoas, organizar prontuários, criar registros, redigir ofícios, memorandos e despachos, compor reuniões administrativas técnicas, fazer exame estatístico, comprar material técnico, receber contas.

DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS

Manter sigilo, cultivar ética, demonstrar ciência sobre código de ética profissional, demonstrar ciência sobre legislação pertinente, demonstrar bom senso, respeitar os limites de atuação, ser psico-analisado, ser psicoterapêutico, demonstrar continuidade (Acolhedor), interessar pelo pessoa, ser humano, ouvir ativamente (saber ouvir), manter atualizado se, ocultar situações adversas, respeitar valores e crimes de clientes, exibir capacidade de observação, exibir habilidades de questionário, amar a verdade, manter ou definir, demonstrar comportamento de pensamento , demonstrar espírito crítico, respeitar os limites do cliente e tomar decisões em situações de pressão.

Custo do Curso

O aluno não paga mensalidade, apenas um “Única” taxa de matrícula, que pode ser parcelado no cartão de crédito. Também, garantimos que após a conclusão do curso, não cobramos taxa de emissão de certificado e credencial.

CÓDIGOS DISCIPLINAS 018 Aconselhamento de Idosos
001 Introdução à Psicanálise 019 Aconselhamento de Doentes Terminais
002 Panorama da Psicanálise 020 Aconselhamento de Dependentes Químicos
003 História da Psicanálise no Brasil 021 Toxicologia
004 O Profissional Psicanalista 022 Clínica psicanalítica no século XXI
005 Escolas Psicanalíticas 023 Desenvolvimento Psicossexual
006 Teoria e Clínica Psicanalítica de Melaine Klein 024 Histeria
007 Teoria e Clínica Psicanalítica de Sgmund Freud 025 Psicanálise e Educação
008 Teoria e Clínica Psicanalítica de Jacques Lacan 026 Psicanálise Criminal
009 Teoria e Clínica Psicanalítica de Carl Jung 027 Noções de Psicofarmacologia
010 Introdução a Psicologia 028 Complexo de Édipo
011 Introdução a Psiquiatria 029 Linguagem dos Sonhos
012 Introdução a Filosofia 030 Condução da Análise
013 Teoria da Personalidade 031 Família, Psicanálise e Sociedade
014 Método Psicanalítico 032 Psicanálise contos infantis
015 Psicopatologia 033 Cérebro & Linguagem
016 Neuroses & Psicoses 034 Metodologia Científica
017 Teoria da Personalidade 035 Ética Psicanalítica

Diploma

Os cursos a distância do ITG são comparados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96), pelo Decreto Federal nº 2.494 / 98 e Decreto nº 2.208, de 17/04/97.

 

De  R $ 950,00  por apenas  R $ 599,00

Faça seu pagamento à vista por BOLETO ou parcelado no CARTÃO DE CRÉDITO usando o

PAGSEGURO ou MERCADO PAGO

PAGSEGURO

MERCADO PAGO

Desconto de 10% para pagamentos por meio de:

Depósito bancário, TED, DOC ou PIX

 

Após a realização do pagamento, nos envie o comprovante através do e-mail [email protected]

ou WhatsApp (81) 9 9640-8559

Não nos responsabilizamos por pagamentos efetuados e não comunicados.

 

 

Clique ou arraste um arquivo para esta área para fazer upload.

 

ITG – Instituto Teológico Gamaliel /Brasil
CNPJ 11.501.786/0001-47
Gamaliel Institute Inc / Florida – USAP19000054722
Registro no IRS – Receita Federal USA 32-0605852

+55 81 9 9640-8559

Perguntas. Sobre Psicanálise e sua formação profissional!

Concluir o curso de Psicanálise Integrativa me permite clinicar? Sim. O curso de Psicanálise Integrativa permite que você tenha um consultório e exerça livremente a profissão de Psicanalista Integrativos.

O Curso tem registro no MEC? 
Nenhum curso e reconhecido pelo MEC, devido a Psicanálise não ser uma ciência.
Não. Nem tão pouco os demais cursos de formação em Psicanálise existentes no País. Inexistem, também, cursos de Psicanálise no âmbito universitário e sim Especialização Lato Sensu. Concluído, o psicanalista recebe um Certificado expedido pela Sociedade. No entanto, há sociedades que não emitem sequer uma comprovação de conclusão de curso. Nossa Escola cumpre a risca essa necessidade.

Quem é o Psicanalista junto á clientela e ao Ministério do Trabalho?

É um profissional que pratica a Psicanálise em consultórios, clínicas e até hospitais, empregando metodologia exclusiva ao bom exercício da profissão, quais sejam, as técnicas e meios eficazes da psicanálise no tratamento das psiconeuroses. Para atingir plenamente seus objetivos, o psicanalista deve ser uma pessoa com sólida formação humanitária, visto que a profissão requer uma acentuada cumplicidade entre analista e seu paciente. Os psicanalistas têm sua profissão classificada na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) no Ministério do Trabalho – Portaria nº 397/TEM de 09/10/2002, sob o nº 2515.50, podendo exercer sua profissão em todo o Território Nacional.

Obs:  existe no site do Ministério do Trabalho uma recomendação de como deveria ser a formação da Psicanálise, (recomendação não e regulamentação), Por isso cada escola tem sua formação, umas diferentes das outras. PARA QUE A  FORMAÇÃO FOSSE SUPERIOR, TÉCNICA , BACHARELADO, PÓS GRADUAÇÃO OU QUALQUER OUTRA E NECESSÁRIO QUE HAJA UMA LEI FEDERAL REGULAMENTO A FORMAÇÃO DA PSICANÁLISE E ATE A PRESENTE DATA ISSO NÃO EXISTE.

PORTANTO A FORMAÇÃO E LIVRE. E CADA ESCOLA TEM UM TIPO DE FORMAÇÃO.

Por que o Curso é aberto às várias profissões? 
É aberto porque nenhuma Lei especificou o contrário. Vale dizer, que desde o princípio era uma profissão aberta a quem se interessasse e que atraiu não só médicos – como Jung e Adler – mas também advogados, filósofos, literatos, educadores e teólogos, sociólogos e pedagogos. Por isso restringir a Psicanálise a essa ou àquela profissão é absolutamente contrário à ciência, ilegal e inconstitucional, pois “todos são iguais perante a Lei”.

O que regulamenta a profissão de Psicanalista?
No Brasil e no Mundo a psicanálise é exercida livremente e não é uma profissão regulamentada. Sendo assim, é uma profissão livre, reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (CBO – código 2515.50), amparada pelo Decreto nº 2.208 de 17/04/1997, que estabelece Diretrizes e Bases da Educação Nacional e pela Constituição Federal nos artigos 5º incisos II e XIII. Repisando: pode ser exercida em todo o País.

O que faz o psicanalista?
Há uma grande necessidade de psicanalistas para orientar as pessoas na solução de seus problemas existenciais, tais como: fobias, ansiedades, depressões, obsessões, impulsos auto e heteroagressivos, angústias e crises de toda ordem. O profissional de Psicanálise ajudará a sociedade a ficar mais humana e a vida a ter mais sentido!

Quem poderá fazer o curso?
Médicos, Professores, Engenheiros, Odontólogos, Advogados, Assistentes Sociais, Pedagogos, Teólogos, Enfermeiros, Pastores, Padres, Psicólogos, Contadores, etc. Este curso é dirigido a todos os interessados em adquirir conhecimentos mais profundos em Psicanálise. Aos que querem aprender a dinâmica de seus problemas emocionais e afetivos de acordo com as teorias psicanalíticas, e aos que desejam dedicar-se à Psicanálise como Terapeutas e Clinicar.

O Curso de Psicanálise oferece titulação acadêmica? 
Não. Nem tão pouco os demais cursos de formação em Psicanálise existentes no País. Inexistem, também, cursos de Psicanálise no âmbito universitário e sim Especialização Lato Sensu. Concluído, o psicanalista recebe um Certificado expedido pela Sociedade e pode atuar como psicanalista em todo país. No entanto, há sociedades que não emitem sequer uma comprovação de conclusão de curso. o ITG cumpre à risca essa necessidade.

O certificado de conclusão do curso de Psicanálise é reconhecido em todo o território nacional?
O certificado é válido para que você atue como psicanalista em todo território nacional sem problemas legais.

Como deve ser feito o estágio no curso presencial e no curso à distância?

Sendo as Sociedades Psicanalíticas, de acordo com os seus Estatutos e Regimentos, as únicas capazes de definir os critérios obrigatórios de capacitação e formação específica em Psicanálise para o fornecimento de certificados, o ITG determina os passos a seguir:

Para que se possa clinicar LEGALMENTE o aluno tem que ter feito um mínimo de 80 horas de Análise Pessoal e acompanhamento de pacientes sob supervisão (PACIENTES PILOTOS) que são pacientes voluntários com respectivos nomes e documentos de identificação.

A nota mínima em cada disciplina deverá ser 7.0 (sete) para aprovação. Quando este quantitativo não for alcançado o (a) aluno (a) deverá apresentar novo trabalho para avaliação solicitado pelo professor da disciplina.

Ao terminar o curso posso abrir um consultório e trabalhar como psicanalista? 
Concluído curso de psicanálise, e consequentemente todas as suas exigibilidades, você terá um diploma que lhe dará o título de psicanalista permitindo que você abra um consultório e trabalhar legalmente como tal.

Regulamentação

Ante o todo exposto, concluímos, pois que a psicanálise, nos dias de hoje, é uma atividade livre e não regulamentada por lei, que pode ser exercida por qualquer cidadão que possua os conhecimentos técnicos e habilidades suficientes à sua desenvoltura. Até o presente momento, não há lei que impeça o livre exercício da psicanálise, a qual não constitui num desdobramento, especialidade ou ramo, privativo da atividade médica ou da atividade psicológica. e por não configurar um ramo privativo da profissão de médico, ou da profissão de psicólogo, a psicanálise não está vinculada ou subordinada à atividade fiscalizadora dos conselhos regionais de medicina ou dos conselhos regionais de psicologia. Porém, mesmo inexistindo regulamentação legal da profissão, o psicanalista não está isento de reparar (indenizar) os danos decorrentes do mau exercício de sua atividade.

Perguntas e respostas:

  1. a) É a psicanálise uma atividade profissional livre, que pode ser exercida por qualquer cidadão, ou consiste em profissão regulamentada? A psicanálise é uma profissão livre, que pode ser exercida por qualquer cidadão, desde que esta possua conhecimentos técnicos ou habilitação profissional suficientes ao seu desempenho) .É a psicanálise uma atividade privativa de médicos ou de psicólogos, e somente por estes pode ser exercida? Não. A psicanálise é uma atividade autônoma e independente, e não constitui desdobramento, ramo ou especialidade privativa da medicina ou da psicologia, em termos legais. pode ser exerci da por qualquer cidadão, inclusive por médicos e por psicólogos, desde que detentores dos mínimos conhecimentos por tanto.) Caso não seja a psicanálise uma profissão regulamentada, qual lei que a regulamenta, e sob quais condições? A psicanálise, até o presente momento, não é uma profissão regulamentada, pois inexiste lei federal que a regulamente e imponha limites ao seu exercício. Convém anotar que a continuada sistematização da matéria, bem com a criação de um maior número de associações de classe, tende a forçar a regulamentação legal da profissão, a exemplo de tantas outras.) Existe um Conselho Federal de Psicanálise, bem como Conselhos Regionais, a exemplo do Conselho Federal de Medicina e do Conselho Federal de Psicologia?

Não, pois a atividade de psicanálise não é regulamentada por lei, o logotipo inexiste nos órgãos responsáveis ​​pelo seu controle e fiscalização. Os Conselhos Federais e Regionais, como Medicina ou Psicologia, são autarquias públicas federais, órgãos da administração pública indireta da união. possuir poder de polícia e agem em nome de interesse público. sua esfera de atuação emana da vontade estatal e seus atos decorrentes do poder de império que a administração pública possui e impõe a toda a sociedade. Os atos praticados por tais entidades são unilaterais, operadores e coercitivos, além de gozar da presunção de legitimidade, tais quais os demais atos perpetrados pela administração pública.

 

Chat Aberto
Posso lhe ajudar?