Deus tem alma?

by @prflavionunes

O que a Bíblia realmente diz sobre as almas?

As almas são referenciadas em toda a escritura. A primeira vez que a palavra é mencionada na Bíblia é no livro de Gênesis, quando se trata da criação de Adão. A Bíblia diz: “Então o SENHOR Deus formou um homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego da vida, e o homem se tornou um ser vivente.” Adão e Eva foram criados de maneira única quando comparados com o restante da criação de DeusDeus criou a humanidade como “uma alma vivente”.

Alguns dos outros lugares em que a palavra “alma” é mencionada incluem Salmos 62: 5, “Só Deus, minha alma, espera em silêncio, porque dele vem a minha esperança.” Também é referenciado no Salmo 104: 1, que diz: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Ó Senhor meu Deus, você é muito grande! Vós estais revestidos de esplendor e majestade … ”Lucas 1:46 também menciona a palavra alma:“ E Maria disse: ‘A minha alma engrandece ao Senhor … ”Sabemos pela Bíblia que fomos criados à imagem de Deus, e por isso, faz sentido imaginar se isso significa que Deus tem uma alma. Existem algumas passagens na Bíblia que podem revelar a resposta.

Alguns leitores acreditam que duas das passagens que indicam que Deus tem uma alma é Levítico 26:11 e Juízes 10:16. Em ambas as passagens, a palavra nephesh é usada em conexão com Deus, que passou a implicar “espírito vital” em latim. Então, em Jeremias 32:41, Deus faz uma promessa a respeito de Israel: “Eu me alegrarei em fazer-lhes o bem e certamente os plantarei nesta terra com todo o meu coração e alma.” É importante notar que a Bíblia também se refere a Deus tendo qualidades humanas como mão e rosto. Isso pode significar que as explicações bíblicas da alma de Deus são um antropomorfismo, uma atribuição das características ou comportamento humano de Deus. Isso é comparável às descrições bíblicas das “mãos” de Deus. Sabemos pelas escrituras que Deus é Espírito. João 4:24 diz: “Deus é espírito, e aqueles que o adoram devem adorar em espírito e verdade”. 

Também é importante observar como uma alma está sendo definida. Embora seja comum pensar que os humanos possuem almas, é melhor dizer que somos almas. Se uma alma está sendo referida como pessoal ou como um ser que tem emoções, mente e vontade, então a resposta é sim. Deus pode expressar emoções e sentimentos. Ele não é sem alma. No entanto, a palavra alma é freqüentemente usada ao se referir à humanidade. De acordo com o Cambridge Dictionary, a alma é “a parte espiritual de uma pessoa que algumas pessoas acreditam que continua a existir de alguma forma depois que seu corpo morreu ou parte de uma pessoa que não é física.” A alma é geralmente definida como a parte de nós que liga o corpo ao espírito. Nosso Pai Celestial não é humano. Ele é Espírito.

Muitas pessoas lutam com o conceito da Trindade. Esta é a crença de que Deus existe em três pessoas: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Um dos motivos pelos quais é tão difícil de entender é como entendemos quem é uma pessoa. As pessoas podem realmente parecer, soar ou agir como uma pessoa, mas ainda não podem ser outra pessoa. Se for esse o caso, como Deus, Jesus e o Espírito Santo podem ser o mesmo? Jesus, que é o Filho de Deus, pode ser diferente de nosso Pai Celestial, mas também o mesmo. Isso também vale para o Espírito Santo.

Logo no início, no Gênesis, vemos a Trindade mencionada: “Então disse Deus: ‘Façamos o homem à nossa imagem, à nossa semelhança, para que governe os peixes do mar e os pássaros do céu, sobre o gado e todos os animais selvagens, e sobre todas as criaturas que se movem pelo solo. ‘”(Gênesis 1: 26-29). João 1: 1 nos lembra que o Pai é Deus desde o início. Em João 10:30, Jesus se revela como igual ao pai. Juntos, eles enviaram o Espírito Santo para nós. Primeira João 5: 7-11 diz: “Porque três são os que testificam no céu, o Pai, a palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que dão testemunho na terra, o Espírito, e a água, e o sangue: e estes três concordam em um. Se recebermos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus que Ele deu ao Seu Filho.

Quando Jesus se tornou humano, ele era de corpo e alma, como nós. Ele teve que viver a experiência totalmente humana, que incluía sofrimento. Se Jesus tinha um corpo humano, isso significa que Ele tinha uma alma, assim como nós. A alma pode ser a pessoa do Filho na Trindade. É muito difícil compreender completamente Deus como três pessoas e também como um ser. A coisa maravilhosa sobre a Trindade é que ela nos lembra da grandeza e complexidade de Deus. Muitos aspectos de Deus são difíceis de entender.

Em última análise, Deus é Espírito, como a Pessoa do Espírito Santo. Essa pessoa é imaterial. Somente Jesus assumiu a forma humana, o que significa que Ele também possuía uma alma humana. Isso é o que significa ser verdadeiramente humano. Nosso Pai Celestial, por outro lado, não é um ser humano. Embora tenha emoções e se importe profundamente conosco, Ele não tem uma alma criada como nós. No entanto, Ele ainda é uma Pessoa completa, pois é a primeira pessoa da Trindade. Se estamos falando sobre a alma de Deus, provavelmente é sobre Sua essência e ser completos.

Postagens Relacionadas

1 comment

@prflavionunes abril 8, 2021 - 3:49 am

Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente a palavra da verdade. II Timóteo 2:15

Esse versículo pode ser divido em três seções distintas. Aprovado, que não tem de que se envergonhar e que maneja a bem a palavra da verdade. A palavra grega para “aprovado” é “dokimon” e significa aquele que passa no teste, por exemplo, no teste de uma moeda, para saber se ela era verdadeira ou falsa. Era assim que um leitor no contexto cultural que foi escrito a passagem de Timóteo entendia. “Dokimon” era um termo usado para aquele que se tornava verdadeiro depois de passar pelos testes de aptidão. Tal teste é por sua vez elevado, não é para todos, mesmo que alguns tenham algum conhecimento, não significa que sejam vocacionados. O obreiro aprovado é aquele que passa pelo crivo de um teste rigoroso. Portanto aqui está o padrão de um obreiro aprovado. Esse é o padrão exigido por Deus.
Para ser aprovado, em primeiro lugar deve estar submetido aos critérios das escrituras, apto para sofrer, que tenha um caráter de peso, irrepreensível na sua postura. Quero lembrar que irrepreensível não é ser infalível, mas simplesmente deve ser um homem que esteja inteiramente voltado para o progresso espiritual e para o crescimento constante através de um aperfeiçoamento, em segundo lugar deve estar pronto a moldar-se aos padrões divinos de um obreiro. Sofredor, humilde, submisso e lutador.

Deus quer nos usar! Vamos nos colocar à sua disposição para que Ele nos use nesses dias! Estamos dispostos a servir ao Senhor na sua obra?

Deixe-nos preparar-lhe para se sobressair na mente e no espírito. Vamos prepará-lo para aplicar conhecimento e fé juntos, para que você possa liderar o caminho.

📖 | Examinai as Escrituras
😊 | Marca um amigo ou compartilhe
🔔 | Ative as notificações

Acesse nossos sites e confira nossos cursos de teologia:

http://www.institutogamaliel.com
http://www.institutogamaliel.org
https://www.pastoreseteologos.com/
http://institutodepsicanalise.com.br

Cursos de Teologia & Capelania
https://whats.link/institutogamaliel
WhatsApp: +55 81 9 9640-8559
Estamos a sua inteira disposição
INSTITUTO TEOLÓGICO GAMALIEL
📖 | Examinai as Escrituras
😊 | Marca um amigo ou compartilhe

✅@prflavionunes #prflavionunes #FocoNaPalavra
@pastorflavionunes #pastorflavionunes
https://web.facebook.com/prflavionunes/
https://www.instagram.com/prflavionunes/
https://pastorflavionunes.com.br/
http://www.institutogamaliel.com
http://www.institutogamaliel.org
https://www.pastoreseteologos.com/

#jesus #biblia #cursosinstitutogamaliel #teologia #institutoteologicogamaliel #cristaosbereanos #programacristaosbereanos #prflavionunes #estudeteologiaconosco #institutogamaliel #curiosidadesbíblicas #bíblia #examinai #teologia #o #jesus #biblia #deus #f #igreja #a #evangelho #teologiareformada #pastorflavionunes #prflavionunes #cristianismo #palavradedeus #cristo #jesuscristo

Reply

Leave a Comment

Chat Aberto
Posso lhe ajudar?
%d blogueiros gostam disto: