Por que Jesus apareceu às mulheres em vez dos discípulos?

by @prflavionunes

No sábado, eles descansaram. Mas no início da manhã de domingo, as mulheres entraram em ação. Motivados pelo amor, eles juntaram especiarias e perfumes para homenagear o corpo de Jesus. Mal sabiam eles que a manhã de domingo marcou um novo dia na história da humanidade.

Deus escolheu um pequeno grupo de mulheres para compartilhar as maiores notícias de todos os tempos. Porque?

Vamos primeiro começar examinando mais amplamente o papel das mulheres nos Evangelhos e como Jesus interagiu com elas.

Uma coisa que vemos imediatamente é que Jesus valorizava e respeitava as mulheres. Por exemplo:

  • Ele amava sua mãe, Maria, cuidando dela mesmo enquanto ele estava morrendo na cruz ( João 19: 26-27 ).
  • Ele mostrou bondade para com a mulher no poço, quando até mesmo ela não via nenhum valor em si mesma ( João 4: 1-42 ).
  • Ele repreendeu os discípulos e defendeu a mulher que derramou perfume caro em sua cabeça, honrando sua fé e humildade ( Marcos 14: 1–11 ; Lucas 7: 36-50 ).

Também sabemos pelos Evangelhos que muitos dos seguidores de Jesus eram mulheres. Eles viajaram com os discípulos, sustentaram financeiramente seu ministério e serviram a Jesus como puderam.

Logo depois, ele passou por cidades e vilas, proclamando e levando as boas novas do reino de Deus. E os doze estavam com ele, e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e enfermidades: Maria, chamada Madalena, de quem haviam saído sete demônios, e Joana, a esposa de Chuza, dona da casa de Herodes, e Susana, e muitos outros, que os sustentavam com seus meios ( Lucas 8: 1-3 ).   

Os relatos dos Evangelhos também nos dizem que algumas das mesmas mulheres que seguiram Jesus estavam presentes durante sua crucificação. David Rhoads escreve:

O narrador [Marcos] nos diz que ‘Maria Madalena, e Maria, a mãe de Tiago o mais jovem e de José, e Salomé, junto com muitas outras mulheres’ serviram a Jesus, o seguiram na Galiléia e foram com ele até Jerusalém.

Na verdade, essas mulheres continuam o papel de personagem de discipulado. Além da mãe de Jesus, Maria e Herodias, essas são as únicas outras mulheres mencionadas e, como as doze, têm um papel contínuo na narrativa, embora breve.

Eles correm riscos estando na crucificação e indo para o túmulo, e mostram sua disposição de servir comprando especiarias e indo ungir Jesus. As personagens femininas menores, em particular, exemplificam o modo de discipulado em meio ao fracasso e ausência dos doze.1

Portanto, sabemos que as mulheres eram uma parte importante da comunidade de discipulado em desenvolvimento, mas por que Jesus apareceu para elas e não para qualquer um dos doze discípulos?

Não podemos saber ao certo porque Jesus apareceu primeiro às mulheres e não aos homens, pois as Escrituras não dizem o porquê.

Mas podemos inferir um motivo.

Primeiro, observe que todos os quatro Evangelhos afirmam que as mulheres foram as primeiras a ver o túmulo vazio e encontrar um anjo ou anjos ( Mt 28: 5-8 , Marcos 16: 1-8 , Lucas 24: 1-8 , João 20: 1 ff). Mateus e João também afirmam que Jesus aparece às mulheres após esses encontros.

Essa unanimidade de detalhes é significativa. Todas as contas estão alinhadas. 

Mas o mais significativo, e de fato intrigante, é por que Jesus escolheu essa fonte improvável para espalhar a notícia.

É bem sabido que o testemunho de mulheres teve pouco ou nenhum peso no mundo antigo:

A exclusão das mulheres dos tribunais era normativa … Os tribunais eram feitos por homens para homens. As mulheres babilônicas, egípcias e cananéias não foram ao tribunal, nem as mulheres gregas, mesmo em tempos posteriores. As mulheres romanas podiam dar testemunho no tribunal, mas não podiam ser testemunhas de um testamento.2

Joel Green, em seu comentário sobre Lucas, afirma isso como uma razão para a descrença dos discípulos no testemunho das mulheres:

A resposta negativa [é explicada pelo fato de] aqueles que estão fazendo as reportagens são mulheres em um mundo tendencioso contra a admissibilidade de mulheres como testemunhas.3

Então, por que os escritores do evangelho incluiriam esses detalhes? Os leitores dos Evangelhos não teriam a mesma resposta? E por que Jesus não apareceu primeiro aos homens, para que o testemunho de sua ressurreição fosse mais amplamente aceito?

Provavelmente por um motivo simples: para silenciar as acusações de que as contas foram inventadas.

Inacreditavelmente verossímil

Se os apóstolos inventaram a ressurreição, certamente não teriam escrito que as mulheres testemunharam primeiro.4

Michael Licona elabora:

O principal argumento apresentado para a historicidade da aparição às mulheres, e o túmulo vazio para esse assunto, é que os primeiros cristãos não teriam inventado a história, uma vez que a visão inferior das mulheres na sociedade mediterrânea do primeiro século levantaria problemas de credibilidade. Bauckham fornece evidências de que no mundo greco-romano os homens educados consideravam as mulheres “crédulas em questões religiosas e especialmente propensas a fantasias supersticiosas e excessivas em práticas religiosas”. Várias fontes judaicas indicando a visão inferior das mulheres na cultura judaica podem ser citadas da mesma forma, embora as do Talmud sejam reconhecidamente posteriores. Podemos também notar Lucas 24:11 .

Precisamente por causa da baixa visão das mulheres na antiguidade, muitos vêem a aparência para as mulheres, e especialmente para Maria Madalena, como histórica, dado o critério do embaraço. Parece improvável que os evangelistas, especialmente Marcos, inventassem ou ajustassem os testemunhos existentes para tornar as mulheres as primeiras testemunhas de Jesus ressuscitado, se não era isso que era lembrado nas primeiras tradições. Por que fabricar um relato da ressurreição de Jesus que já teria sido difícil para muitos acreditar e aumentar essa dificuldade adicionando mulheres como as primeiras testemunhas? Se Mateus originou a história da aparição às discípulas, parece muito mais provável que ele teria retratado os homens como sendo os primeiros a ver Jesus ressuscitado, especialmente se Marcos não fornecesse tal aparência em seu Evangelho. Por que não listar José de Arimatéia, um membro do Sinédrio, e evita totalmente a questão feminina? Assim, como Bauckham avalia, a razão para a falta de credibilidade do relatório no primeiro século é uma razão para sua credibilidade no século XXI: “Como essas narrativas não parecem bem elaboradas para transmitir convicção na época, é provável que ser histórico, isto é, verossímil por pessoas com uma mentalidade historicamente crítica hoje. ” Conseqüentemente, as explicações mais plausíveis para a inclusão de mulheres testemunhas nas narrativas da ressurreição é que a lembrança da tradição era tão forte e difundida que teve de ser incluída. “Como essas narrativas não parecem bem elaboradas para transmitir convicção na época, é provável que sejam históricas, isto é, verossímeis por pessoas com uma mentalidade historicamente crítica hoje.” Conseqüentemente, as explicações mais plausíveis para a inclusão de mulheres testemunhas nas narrativas da ressurreição é que a lembrança da tradição era tão forte e difundida que teve de ser incluída. “Como essas narrativas não parecem bem elaboradas para transmitir convicção na época, é provável que sejam históricas, isto é, verossímeis por pessoas com uma mentalidade historicamente crítica hoje.” Conseqüentemente, as explicações mais plausíveis para a inclusão de mulheres testemunhas nas narrativas da ressurreição é que a lembrança da tradição era tão forte e difundida que teve de ser incluída.5

Imagine a cena no tribunal.

Acusador : Você está inventando essa história toda. Você só quer começar uma conspiração.

Apóstolo : Se eu quisesse começar uma conspiração, por que escolheria testemunhas não confiáveis?  Procuro dizer a verdade.  

Ao subverter as expectativas, a história se destaca.

Na verdade, tudo sobre a morte e ressurreição de Jesus foi único: Traído por um amigo. Rejeitado por seu povo. Silencioso diante de seus acusadores. Perdoando seus assassinos. Então ressuscitar dos mortos?

A história toda é incrível; por que parar com as testemunhas?

Os apóstolos afirmam que as mulheres foram de fato as primeiras testemunhas, porque foi assim que realmente aconteceu. Ao longo de toda a história da redenção – desde mulheres estéreis dando à luz às águas que se dividem até meninos derrubando gigantes – Deus faz o inesperado.

Como diz o ditado, “Você não pode inventar essas coisas”.

Jesus pegou aqueles cuja palavra a sociedade disse não serem confiáveis ​​no tribunal e os tornou as testemunhas mais confiáveis ​​do maior acontecimento da história. Ele foi contra as normas sociais da época para mostrar que veio para buscar e salvar todos os que estavam perdidos, incluindo as mulheres. E, em Cristo, homens e mulheres são absolutamente iguais ( Gálatas 3:28 ).

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