Volkswagen compra metade da JAC Motors após permissão do governo chinês

by @prflavionunes

De olho na expansão da produção de carros elétricos, a Volkswagen fechou acordo para comprar 50% das operações da JAC Motos em maio. Agora, a Volkswagen China obteve a aprovação do departamento de exame antitruste dos países relevantes para a negociação para seguir em frente.

Isso significa que a Volkswagen China compra 50% da JAG, empresa controladora da JAC Motors, por 1 bilhão de euros. Além disso, compra 26% da fabricante de baterias Gotion High-Tech por 1,1 bilhão de euros.

Com esse movimento a Volkswagen passa dos atuais 50% para 75% de participação na joint-venture entre JAC-Volkswagen, firmada em 2017 para estreitar uma parceria já existente entre as duas fabricantes.

A joint-venture já havia criado a marca SOL, focada em carros elétricos, que transformou o JAC iEV40 no SOL EX20.

Com a compra da JAC, agora que a legislação chinesa permite que empresas estrangeiras controlem empresas locais, a Volkswagen se afirma como uma das fabricantes ocidentais maios fortes da China. E essa movimentação será importante para consolidar a Volks com carros elétricos na China – o maior mercado mundial desse tipo de veículo.

Por outro lado, os carros da JAC também poderão se beneficiar dessa relação e ter componentes compartilhados com os Volkswagen. Especialmente a plataforma MEB, modular e criada exclusivamente para carros elétricos. É ela que está por baixo dos novos ID.3 e ID.4.

Fonte: Quatro Rodas

Pr. Flávio Nunes

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta