Ataque com faca em igreja de Nice, na França, deixa pelo menos três mortos

by @prflavionunes

Pelo menos três pessoas morreram em um atentado cometido com uma faca na manhã desta quinta-feira numa igreja no centro de Nice, na região sudeste da França. O agressor foi detido, e promotores encarregados do combate ao terrorismo abriram uma investigação contra ele por “homicídio e tentativa de homicídio relacionado a ato terrorista” e “associação terrorista”. O presidente Emmanuel Macron participou de uma reunião de crise convocada rapidamente no Ministério do Interior e deve embarcar ainda nesta manhã para Nice, segundo informou o palácio do Eliseu, sede da Presidência.

O prefeito de Nice, o conservador Christian Estrosi, denunciou um ato de “islamofascismo” e afirmou que o suposto agressor, que está sendo atendido num hospital após ser baleado por policiais que chegaram ao local logo depois do atentado, assumiu a motivação religiosa do seu ato.

“Nice, como a França, está hoje pagando um tributo muito pesado ao ser vítima mais uma vez do islamofascismo (…). O autor dos atos não parou de repetir em looping diante de nós ‘Allahu akbar’ [Deus é grande] quando era atendido por médicos no local dos fatos”, declarou Estrosi.

O prefeito confirmou inicialmente a morte de duas pessoas e o estado extremamente grave de uma terceira que conseguiu se refugiar num bar dos arredores e que, segundo fontes policiais citadas pela imprensa, também teria morrido na sequência. Vários veículos de comunicação afirmam também que as vítimas foram degoladas – uma delas inclusive decapitada –, algo que Estrosi não quis confirmar explicitamente, embora tenha dito que foram assassinadas “de maneira horrível” e evocou a morte de Samuel Paty, o professor de História decapitado há menos de duas semanas nos subúrbios de Paris por ter mostrado, numa aula sobre a liberdade de expressão, caricaturas de Maomé publicadas pela revista satírica Charlie Hebdo e que motivaram o atentado contra o semanário em janeiro de 2015. A morte de Paty gerou uma onda de protestos no país, com milhares de pessoas marchando em memória do professor.

O ataque desta quinta-feira ocorreu por volta de 9h (5h em Brasília) na igreja de Notre Dame, no centro de Nice, uma cidade que conhece bem a ameaça terrorista: em 14 de julho de 2016, 86 pessoas morreram ali quando um extremista atropelou com um caminhão a multidão que comemorava a data nacional da França. A Assembleia Nacional, que debatia a entrada em vigor nesta noite do novo confinamento nacional como consequência da expansão da pandemia da covid-19, guardou um minuto de silêncio por este novo ataque que ocorre quando a França ainda não se recuperou do atentado contra Paty.

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

Chat Aberto
Posso lhe ajudar?