Proêmio
Quando
se fala de Calvino a maioria o minimiza como autor da obra teológica as
“Institutas da Religião Cristã” ou simplesmente as “Institutas”, como o Dr.
Luhesius Smits que declara: “Calvino foi
homem de apenas um livro”. Infelizmente esta miopia
literária não é isolada, mas permeia grande parte dos estudiosos. No caso
brasileiro ainda é mais grave, pois noventa por cento dos que se autodenominam
“Calvinistas” jamais leram ao menos uma obra dele na integra; os membros das
igrejas que adotam o pensamento teológico elaborado por Calvino desconhecem sua
história e suas obras. Hoje muitos, porque ouviram alguns sermões ou leram meia
dúzia de artigos na internet, têm adotado a “teologia Calvinista e/ou
reformada”, mas não tem a mínima ideia do que isso significa.
Como as
Institutas são bastante conhecidas creio ser oportuno redescobrirmos os
preciosos e fundamentais comentários bíblicos elaborados pelo reformador de
Genebra e que cobrem quase por completo todos os livros do cânon bíblico e que
perfazem a totalidade do pensamento de Calvino – para entender as Institutas é
necessário conhecer os comentários e para compreender a exegese bíblica de Calvino
é preciso conhecer suas Institutas – porque foi desta forma que ele arquitetou sua
biblioteca bíblico-teológica.
A razão
pela qual empreendo essa série de artigos está no fato de que os comentários de
Calvino influenciaram profundamente as igrejas da tradição reformada e uma redescoberta
destas obras nos dias atuais creio ser de grande valia e uma contribuição não
apenas para uma melhor compreensão de Calvino, mas também para uma compreensão
mais profunda das Escrituras nesta época de tanta superficialidade exegética. Calvino foi um
comentarista único e extremamente esclarecedor: sua educação como humanista,
seu extenso conhecimento do trabalho de outros intérpretes da Bíblia, tanto da
literatura Patrística quanto da literatura contemporânea de sua época, sua
erudição clássica (latim, grego e hebraico), suas ideias como reformador e
pastor da igreja, e sua competência exegética e compreensão da mentalidade
bíblica – tudo isso fez dele um intérprete permanentemente novo e esclarecedor.
Ainda a
guisa de informação é preciso lembrar sempre que essa biblioteca de comentários
foi produzida em meio a todas as desventuras pelas quais Calvino passou:
intenso trabalho pastoral, enormes responsabilidades cívicas em relação à
administração pública de Genebra, sua delicada condição física em decorrência
de varias enfermidades e dores, o falecimento da esposa e do único filho, além
das revisões periódicas das Institutas, formulação de catecismos, elaboração de
inúmeros opúsculos e tratados, mais de mil cartas, algumas com mais de dez
laudas, pregações
e aulas durante todos os dias da semana. Poucos entenderam o valor da palavra
escrita, como promotora do Evangelho e edificação da igreja, como Calvino: “Além do cargo comum de pastor, tenho outros
deveres que dificilmente me permitem relaxar. No entanto, não considerarei meu
tempo livre melhor gasto de nenhuma outra maneira [do que escrevendo
comentários]”.
Uma
última observação técnica para melhor compreensão da tabela abaixo é que os trabalhos
exegéticos que Calvino pessoalmente escreve e organiza e edita levam o título
de “Comentário” e aqueles os quais ele não teve tempo para organizar
e aprofundar, mas que apenas fez a revisão é denominado de “Preleção” (material
de sala de aula). A maioria dos Comentários do Antigo Testamento foi ministrada
como palestras em sala de aula na Academia de Genebra que atraia estudantes de
teologia às centenas da França, Inglaterra, Escócia, Holanda e outros lugares. Ele falava pausadamente e
com voz firme, para que as palavras pudessem ser registradas com bastante
precisão, tanto pelos alunos que o faziam em formato de tópicos, como por seus “secretários”
voluntários que anotavam cada palavra. Quando em sua casa, examinava tudo o que
fora anotado, e somente depois de fazer as devidas correções autorizava para
que fosse publicada com dedicatória pessoal a amigos e pessoas influentes,
principalmente os governantes da França, Inglaterra, Escócia, Holanda e em
outros lugares.
Neste árduo trabalho de
“secretário” destaca-se o trabalho incansável de Jean Budé [Bude], filho do
grande humanista Guillaume Budé [Bude] e seu cunhado Charles de Jonvillers, que
devido à terrível perseguição dos huguenotes (protestantes franceses) foram
atraídos para Genebra e foram morar na rua em que Calvino residia. Eles foram incansáveis
na preparação dos Comentários sobre Jeremias e Lamentações, sobre Ezequiel,
Daniel e os Doze Profetas Menores, que ocupam dezessete volumes na tradução
para o inglês. Posteriormente foi contratado o serviço de Denis Raguenier para
transcrever o seus sermões.
Os
comentários produzidos por Calvino totalizaram 45 volumes: trinta do Antigo
Testamento exceto: Juízes, Rute, Samuel, Reis, Ester, Neemias, Esdras,
Provérbios, Eclesiastes e Cantares; quinze do Novo Testamento: exceto II e III
João e Apocalipse; sendo que ele inicia pelos livros do Segundo Testamento [NT]
e posteriormente os do Primeiro Testamento [AT]. É preciso ressaltar que, na
maioria das vezes, a cronologia das edições não corresponde à das publicações,
por diversos motivos, como por exemplo, a epístola aos Romanos cuja redação foi
concluída em outubro de 1539, mas sua impressão somente ficou pronta em março
de 1540, pois os editores aguardavam a primeira feira literária em Frankfurt
para lançarem esse primeiro trabalho exegético de Calvino, visto que ele ainda
não era conhecido no mercado literário. Havia também as interrupções, como o
longo intervalo entre 1540-1546 em que ele estava totalmente focado na
reorganização da Igreja, pois como ele mesmo declarava sua vocação como restaurador
da Igreja de Genebra vinha em primeiro lugar.
Abaixo coloco uma pequena
tabela cronológica das edições dos comentários bíblicos elaborados por João Calvino,
tendo por base as informações da “Senebier’s
Literary History of Geneva”
e prefácios dos comentários referidos, bem como algumas observações
que nos permitem visualizar o imenso trabalho que ele empreendeu.
Posteriormente haverei de abordar cada comentário em artigos separados.
Livro |
Data Edição |
Observações |
Romanos |
1540 |
Impresso em |
1 |
1546 |
O comentário da Ao enviar o |
|
1548 |
Há um consenso, |
Gálatas |
Winer, ao falar |
|
Efésios |
Poucos |
|
Filipenses |
Na medida em que |
|
Colossenses |
Semelhantemente |
|
1 |
1548 |
Poucos se |
Hebreus |
1549 |
No fim de 1548 e |
Tito |
1550 |
Aproveitando que Tito |
1 |
1550 |
Em 17 de Nesta edição de |
Tiago, |
1551 |
Após fazer a exposição O comentário de Tiago Quando ele Ele faz uma |
Atos |
1552 |
Ele deve ter |
João |
1553 |
De 1550 a 1553 |
Mateus, |
1555 |
Três volumes Ele segue os No transcorrer |
Isaías |
1551 (1559) |
Foi o primeiro Na introdução do |
Gênesis |
1554 |
Ele já havia ministrado Faz uma |
Salmos |
1557 |
Foi impresso em Todo carinho de Calvino |
Oséias |
1557 |
Em 1556, e talvez |
Profetas |
1559-1560 |
Em setembro de Uma vez mais ele |
Daniel |
1561-1562 |
As preleções em |
Êxodo a Deuteronômio (Harmonia) |
1563 |
Como já havia Neste arranjo O próprio Calvino |
Josué |
1564 |
Em meio à sua |
Jeremias |
1563-1565 |
Suas palestras |
Ezequiel |
1565 |
A última obra de Calvino Ele se encontrava |
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Utilização
livre desde que citando a fonte
Guedes,
Ivan Pereira
Mestre
em Ciências da Religião.
Outro
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Historiologia
Protestante
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br//
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VERBETE – Pais Apostólicos
https://historiologiaprotestante.blogspot.com/2020/02/verbete-pais-apostolicos.html?spref=tw
Referências
Bibliográficas
CALVINO, JOÃO. Institución de Ia Religión
Cristiana. Países Bajos: FELiRé, 1986.
ELLIS, Mark A. (Ed.).
The Arminian Confession of 1621. Eugene, Oregon: Pickwick Publications A
division of Wipf and Stock Publishers.
ELWELL, Walter A. (org). Enciclopédia
Histórico-teológica da Igreja Cristã. São Paulo, Vida Nova, 1990.
FELD, Helmut (Ed) loannis
Calvinoi Opera Omnia. 12 vols. Geneva: Droz, 1992. Este projeto esta
atualizando a Calvinoi Opera do século XIX [1863-1877]. Estudiosos reconhecidos
acrescentam novas notas e informações bibliográficas para cada um dos escritos
de Calvino.
GREEF, Wulfert. The
Writings of John Calvino: An Introductory Guide. Trans. L. D. Bierma. Grand
Rapids: Baker, 1989.
HAROUTUNIAN, Joseph (Ed). Calvino: Commentaries. London: Westminster John Knox Press, 1958. [The Library of Christian Classics].
McKIM, Donald K. (Ed). The Cambridge Companion to John Calvino. Cambridge University
Press, 2004.
PARKER, Thomas Hnry Louis. Calvino’s Old Testament Commentaries. Westminster John Knox Press,
1993.
________________________. Calvino’s New Testament Commentaries. Westminster John Knox Press,
1993.