E se o pior chegar? Como Deus acalma o coração temeroso.

by @prflavionunes

Más notícias estão em todo o lado. Se percorrer seus feeds de mídia social, ativar as notícias reais ou mesmo percorrer a fila do caixa do supermercado, será confrontado com más notícias: guerras e ameaças de guerra. Assassinato. Injustiça. Luto. Em circunstâncias normais, más notícias já estavam ao nosso redor. Agora, em meio de uma pandemia, as más notícias são nosso companheiro quase constante.

Nós nos acostumamos com esse tipo de notícias más na nossa sociedade conectada. Sua distância de nós nos ajuda a lidar com isso um pouco melhor. Podemos ficar tristes à primeira vista ou ao ouvir, mas depois avançamos com o rolo de nosso polegar. O grande volume de más notícias nos entorpece ao horror das más notícias.

Outro tipo de má notícia é mais difícil de lidar, porém: as más notícias que são pessoais. É inesperado. Pode ser devastador. A visita de rotina ao médico envia-o para o hospital. Uma esposa chega em casa e descobre que seu marido se foi, levando seu amor e posses com ele. Um telefonema nos fala da morte de um pai, um amigo, um irmão. Um emprego antes seguro desaparece em meio à turbulência económica. Em um instante, o mundo fica confuso e cheio de terror. A vida muda com a presença de más notícias.

Cego por más notícias

Eu tive meu quinhão de más notícias na minha vida adulta. Eu estava na sala de ultra-som quando o técnico não conseguiu encontrar o batimento cardíaco. Eu levei um filho ao médico, apenas para descobrir que ela realmente precisava de cirurgia, ou terapia prolongada, ou uma internação hospitalar. Eu ouvi médicos explicando a fragilidade da minha própria vida. Recebi e-mails dececionantes e cartas de rejeição. É por isso que este versículo tem sido meu mantra nos últimos dois anos:

Ele não tem medo de más notícias;
seu coração está firme, confiando no Senhor
. (Salmo 112: 7)

Mas mesmo com todas essas entregas inesperadas de más notícias, há uma para a qual não estava preparado: “Você tem cancro”. Passei a maior parte da última década tentando chegar a um acordo com o que parece ser um ciclo interminável de más notícias. Isso me deixou cambaleando, buscando fé quando o futuro parecia sombrio.

Posso ser capaz de lidar com uma situação difícil quando estou mentalmente preparado para ela, mas quando sou pego de surpresa por más notícias, descubro que não tenho base. Enfrentei uma série de circunstâncias que são absolutamente assustadoras, mesmo para os mais cheios de fé entre nós. Talvez você também tenha um diagnóstico médico com risco de vida, uma necessidade repentina de cirurgia, doença após doença, vários alarmes falsos. Deus continua a me forçar a aceitar a resposta do meu coração às más notícias.

Ponto de rutura

Um momento particular no ano passado foi meu ponto de rutura. Tivemos um susto com um de nossos meninos que poderia ter resultado numa cirurgia de emergência. Eu não conseguia sequer imaginar que ele sairia daquele hospital sem cirurgia. Eu estava preparado para o pior, porque tantas vezes parece que temos o pior cenário possível. Depois de meses de visitas ao hospital, cirurgias, testes surpresa e contas médicas, eu estava convencido de que, mais uma vez, nossa família estaria de volta ao hospital.

Mas não foi assim.

Eu ainda não consigo parar de repetir aquele momento na minha cabeça. Quero o tipo de confiança que o salmista tem no Salmo 112 – não ter medo de más notícias, mas sim me lançar no Senhor. Aos poucos, Deus está a trabalhar isso em mim. A cada visita ao médico, em que estou ansiosamente prendendo a respiração enquanto o médico examina meu filho, sou forçado a acreditar novamente.

Então Deus me deu outra chance de viver esse versículo, mas desta vez eu não saí do consultório médico com boas notícias. Saí com um diagnóstico de cancro e uma cirurgia repentina. Naqueles dias e semanas assustadores, enquanto eu esperava pela patologia final e me recuperava da cirurgia, Deus colocou este salmo em meu coração novamente. “Ele é confiável. Más notícias podem vir, mas Ele é confiável. ” Embora eu possa ter acreditado no pior, posso ver agora que, nesses sofrimentos persistentes, Deus está operando algo mais profundo em mim que eu não teria entendido se nunca tivesse sido pego de surpresa pelo sofrimento.

Deus é confiável. Mesmo quando chegam más notícias. Essa é a parte difícil sobre este salmo – ele nos força a contar com a incerteza da vida. Mas faz isso do ponto de vista da confiança.

Mundo de Nossa Própria Criação

O salmista fala por experiência própria. Ele vê o bom fruto que a confiança no Senhor produz na pessoa. Ele prospera na terra (Salmo 112: 2–3). E porque ele confiou no Senhor, sua vida tem uma bênção direta sobre aqueles ao seu redor (Salmo 112: 9–10). O salmista pode fazer uma declaração ousada como a do Salmo 112: 7, porque viu o que uma vida de confiança faz numa pessoa. E ele quer que tenhamos essa vida também.

Passei muito tempo criando cenários em minha cabeça, para que quando chegassem más notícias, estar preparado. Mas o que o salmista diz é totalmente diferente de uma confiança preparada.

Qualquer pessoa pode ter uma relação de confiança preparada e enraizada num ambiente controlado (ou que imaginamos que seja controlado). É apenas quando o imprevisto chega que você percebe que realmente estava confiando num mundo que você mesmo criou, e não no Deus que é soberano sobre tudo isso. Quando imagino cenários na minha cabeça, não consigo viver uma vida frutífera da qual o salmista fala: uma vida de confiança no Senhor que leva a uma vida de bênçãos para aqueles que estão ao meu redor.

Nossa realidade fixa

Chegar a este ponto não significa que fingimos que o pior não pode acontecer connosco. Significa apenas que estamos confiando numa realidade fixa que não pode ser mudada quando as más notícias chegam.

Sabemos que o mundo é um lugar perigoso. Sabemos que a vida num mundo caído significa que nosso pior pesadelo pode acontecer a qualquer momento. O antídoto para temer o pior não é ignorar essa realidade. Isso não nos ajudará quando recebermos esse telefonema ou diagnóstico. Em vez disso, o coração do salmista está enraizado em Deus, que é imutável. Então, aconteça o que acontecer, ele vai confiar.

Podem vir más notícias, mas não temeremos por causa de quem é Deus, não por causa do que podemos controlar. O salmista é capaz de permanecer firme por causa de algo fora de si mesmo. As más notícias podem vir, mas ele está ancorado no Senhor. Sua confiança repousa em Deus, então, mesmo quando as tempestades de más notícias o cercam, ele está estável e seguro.

Palavra Imutável de Deus

O que há no Senhor que ajudou o salmista a confiar Nele quando ele pensava em más notícias? No início do salmo, ele nos diz que a vida abençoada é aquela que se dedica ao prazer dos mandamentos de Deus (Salmo 112: 1). Esta é uma mensagem tecida no livro de Salmos. O Salmo 1 começa,

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor

(Salmo 1: 1-2)

Os salmistas não encobrem a realidade da vida num mundo quebrado. Frequentemente, eles enfrentam essa vida de frente. Às vezes, eles fazem isso com uma torrente de perguntas dirigidas a Deus. Às vezes, eles fazem isso com confiança inabalável. Às vezes, eles confundem tudo, porque a vida pode ser uma confusão confusa de confiança e tristeza. Mas o alicerce que os mantém funcionando é o seu deleite na palavra de Deus.

Eles meditam sobre isso. Eles sabem disso. Eles são sustentados por Ele. E, como resultado, eles não temem quando chegam más notícias. Eles não naufragam sua fé quando o sofrimento os assola. E eles esperam em Deus, sabendo que um dia O louvarão, mesmo que não estejam a fazê-lo agora (Salmo 42: 5, 11; 43: 5).

Parentesco no sofrimento

Eu gostaria de poder dizer que virei uma esquina no medo de más notícias. Estou melhorando, mas meu coração ainda parece parar quando entro no consultório médico. Talvez sempre será assim. O cancro parece fazer isso com uma pessoa. O mundo é um lugar assustador e, embora eu confie em Deus para permanecer fiel em quaisquer tempestades, não adoro más notícias. Tenho certeza que você também não adora.

Mas os Salmos podem nos ajudar a saber que não estamos sozinhos. Não somos os primeiros a receber um diagnóstico difícil ou um resultado incerto. Não somos os primeiros a olhar para o túnel do sofrimento, imaginando como Deus resolverá tudo. Mas estamos unidos a uma grande nuvem de testemunhas que O consideraram suficiente para mantê-los até o fim. Essa é a nossa âncora quando as más notícias nos assustam.

Quando temos medo do resultado do diagnóstico, lembramos que Deus é bom para todos (Salmo 145: 9). Quando os medos não nos deixam, lembramos do Salmo 46: 1: “Deus é. . . uma ajuda muito presente em apuros. ” Quando parece que não andaremos diante do Senhor na terra dos viventes (Salmo 27:13), lembramos como os Salmos começam: “O Senhor conhece o caminho dos justos” (Salmo 1: 6) . A maneira como eles lidam é conhecendo a Deus, e a maneira como conhecem a Deus é conhecendo sua palavra.

Más notícias estão ao nosso redor. Estão vindo para nós. E com isso vem uma série de medos. Mas, como o Salmo 2 nos lembra, há um Rei governando sobre todas as coisas. Ele nos livra do medo e nos dá palavras para enfrentar nossa luta. Más notícias podem nos assustar, mas nunca nos irão destruir.

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

Chat Aberto
Posso lhe ajudar?