EUA lançam ataque aéreo na Síria contra estruturas de milícias apoiadas pelo Irã

by @prflavionunes

Os Estados Unidos realizaram a primeira operação militar da era Joe Biden na Síria nesta quinta-feira. As forças dos EUA lançaram um ataque aéreo contra uma estrutura que pertencia a milícias apoiadas pelo Irã, informaram fontes do Governo dos EUA citadas pela mídia local, em uma aparente resposta aos recentes ataques de foguetes contra alvos norte-americanos no Iraque.

A ofensiva aprovada pelo presidente Biden foi limitada, segundo a Reuters, o que reduz o risco de uma escalada da tensão entre os países. O Governo iraquiano está conduzindo sua própria investigação sobre o ataque que feriu americanos em 15 de fevereiro, então a decisão de atacar apenas na Síria e não no Iraque não demanda uma reação do país e lhe dá tempo.

Os ataques com foguetes contra as posições dos EUA no Iraque coincidiram com as negociações entre Washington e Teerã para retomar o acordo nuclear de 2015 abandonado pelo ex-presidente Donald Trump. No ataque de 15 de fevereiro, uma série de foguetes atingiu a base militar dos Estados Unidos localizada no Aeroporto Internacional de Erbil, na região administrada pelos curdos, matando um empreiteiro não americano e ferindo vários empreiteiros norte-americanos.

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

Chat Aberto
Posso lhe ajudar?