Trump encaminha vitória na Flórida e disputa com Biden se torna mais apertada do que a prevista

by @prflavionunes

A apuração dos votos avança nas eleições dos Estados Unidos e os dois candidatos, o republicano Donald Trump e o democrata Joe Biden, travam uma batalha tão acirrada quanto a esperada no decisivo Estado da Flórida. Com 97% dos votos apurados, Trump se impõe com uma vantagem de apenas 1,6 pontos. Perder na Flórida teria reduzido em 90% as chances de uma reeleição de Trump.

Apoie nosso jornalismo. Assine o EL PAÍS clicando aqui

Mais informações

As urnas já foram fechadas na Costa Leste. A contagem também avança, embora de forma mais lenta, em outros Estados disputados. Em Ohio, que votou duas vezes em Obama antes de eleger Trump em 2016, Biden lidera com 55% dos votos , com 49% dos entrevistados. Nenhum candidato republicano ganhou a eleição sem vencer em Ohio. Na Carolina do Norte, outro Estado que seria um reduto para os democratas, Joe Biden tem uma vantagem de 6,9 pontos com 66% dos votos contados, embora seja provável que Trump recupere terreno. Os dois candidatos já avançam em alguns Estados previsíveis. Trump prevalece no Alabama, Mississippi e Oklahoma, e Biden vence Massachusetts e Delaware.

Mais de 100 milhões de eleitores, um número sem precedentes, votaram nas eleições presidenciais dos EUA antes desta terça-feira, 3 de novembro, dia em que os cidadãos decidirão quem será o líder a Casa Branca durante os próximos quatros anos, em um país atingido pela pandemia, atolado em uma recessão econômica e enfrentando desafios colossais. Chegou ao fim uma campanha marcada por barulho e fúria, transformada por um vírus que deixou 231.000 mortos no país e cuja gestão será prioridade do novo presidente. Depois da Costa Leste, mais Estados fecharão suas urnas a cada meia hora, até que o Alasca, o último deles, fará o mesmo à 1h da manhã da quarta-feira (também no horário da Costa Leste).

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

Chat Aberto
Posso lhe ajudar?