O que é a parábola do bom samaritano?

by @prflavionunes

A parábola do bom samaritano é uma história que Jesus contou para explicar sobre amar o próximo. Amar é uma coisa prática, não é apenas falar palavras bonitas. A parábola do bom samaritano também mostra que devemos amar a todos, sem preconceito.

A parábola do bom samaritano

Um dia, quando Jesus estava ensinando, um perito na lei o pôs à prova. Os peritos na lei eram estudiosos que conheciam a Lei de Deus, dada a Moisés, profundamente. Depois de determinar que para ter a vida eterna é preciso amar a Deus e amar o próximo, o perito na lei perguntou a Jesus quem era seu próximo (<span class="popover-refs" data-url data-toggle="popover" title="Lucas 10:27-29" data-content="27Ele respondeu: “ ‘Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’“.28Disse Jesus: “Você respondeu corretamente. Faça isso e viverá“.29Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: “E quem é o meu próximo?“”>Lucas 10:27-29). Em resposta, Jesus contou essa história:

Durante uma viagem, um homem foi atacado por assaltantes, que o deixaram quase morto. Um sacerdote de Deus viu o homem ferido e passou para o outro lado da estrada, sem o ajudar. Um levita, que era uma pessoa dedicada ao trabalho no templo, também passou sem ajudar o homem (<span class="popover-refs" data-url data-toggle="popover" title="Lucas 10:30-32" data-content="30Em resposta, disse Jesus: “Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto.31Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado.32E assim também um levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado.”>Lucas 10:30-32).

Depois disso, passou um samaritano. No tempo de Jesus, os judeus e samaritanos eram inimigos. O samaritano teve pena do homem, tratou de suas feridas e o levou para uma hospedaria, onde cuidou dele. O samaritano ainda pagou todas as despesas do homem na hospedaria! – <span class="popover-refs" data-url data-toggle="popover" title="Lucas 10:34-35" data-content="34Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele.35No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e lhe disse: ‘Cuide dele. Quando eu voltar, pagarei todas as despesas que você tiver’.”>Lucas 10:34-35

Quando terminou de contar a história, Jesus perguntou qual dos três viajantes foi o próximo do homem ferido. O perito na lei respondeu que era o homem que o ajudou. Jesus então disse para fazer igual (<span class="popover-refs" data-url data-toggle="popover" title="Lucas 10:36-37" data-content="36“Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?“37“Aquele que teve misericórdia dele“, respondeu o perito na lei.
Jesus lhe disse: “Vá e faça o mesmo“.”>Lucas 10:36-37).

Descubra aqui: quem eram os samaritanos?

O que significa a parábola do bom samaritano?

A parábola do bom samaritano mostra o que é realmente importante para Deus.

O sacerdote e o levita eram pessoas que conheciam bem a Lei de Deus. Eles trabalhavam no templo e tinham grande responsabilidade religiosa. Mas todo seu conhecimento e todos os rituais não valiam de nada. Suas ações mostraram que a Lei de Deus não estava em seus corações (<span class="popover-refs" data-url data-toggle="popover" title="Isaías 29:13" data-content="13O Senhor diz:
“Esse povo se aproxima de mim
com a boca
e me honra com os lábios,
mas o seu coração está longe de mim.
A adoração que me prestam
é feita só de regras
ensinadas por homens.”>Isaías 29:13).

O samaritano poderia ter ficado feliz com o sofrimento do homem, porque os judeus eram inimigos dos samaritanos. Mas o samaritano não viu um inimigo ou um problema. Ele viu um homem como ele, que precisava de ajuda. Ele não ficou indiferente; ele ajudou. O samaritano amou de verdade (<span class="popover-refs" data-url data-toggle="popover" title="1 João 3:17-18" data-content="17Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?18Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.”>1 João 3:17-18).

Nosso próximo é quem está por perto. Não é apenas quem gostamos ou achamos que “merece” nosso amor. Assim como Jesus nos amou, apesar de nossas falhas, nós também devemos amar quem está por perto.

Veja também: o que a Bíblia fala sobre amar ao próximo?

A Bíblia diz que religião verdadeira é cuidar dos necessitados (<span class="popover-refs" data-url data-toggle="popover" title="Tiago 1:27" data-content="27A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.”>Tiago 1:27). Sem amor, nada que fazemos tem valor. Ir à igreja, orar, pregar, cantar, ler a Bíblia… todas essas coisas só têm valor quando temos o amor de Deus em nossos corações. E esse amor se reflete na forma como tratamos nosso próximo. Coloque em prática o amor que você recebeu de Deus!

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

Chat Aberto
Posso lhe ajudar?