O que significa caridade na Bíblia?

by @prflavionunes

A palavra caridade significa amor, tem sua origem no grego “agapē”, descreve um amor sem lacunas e incondicional. É portanto, um sinônimo para amor, em algumas traduções da Bíblia.

A Bíblia nos ensina que caridade pode ser definida como atos de amor para com o nosso semelhante, motivados pelo Espírito Santo e por causa do nosso amor por Cristo!

É uma virtude tão essencial, que Jesus a deixou em forma de mandamento em <span class="popover-refs" data-url data-toggle="popover" title="João 13:34" data-content="34“Um novo mandamento dou a vocês: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros.”>João 13:34, dizendo para amarmos uns aos outros, como o próprio Deus nos amou. Ou seja, um amor puro, empático e sensível, que reconhece as dores e necessidades do outro, prontificando-se a ajudar e segurar a mão do nosso semelhante diante das adversidades da vida.

O maior exemplo de caridade que a humanidade já presenciou, foi através de Jesus Cristo. Em meio a toda Sua glória, Ele se fez carne e habitou entre nós, morrendo em nosso lugar por um grande e único motivo: o amor incondicional.

Jesus nos deu a sua vida assim também devemos dar a nossa vida pelos outros em amor - 1 João 3:16

Exemplos de caridade na Bíblia

Em <span class="popover-refs" data-url data-toggle="popover" title="1 João 3:16-17" data-content="16Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.17Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?”>1 João 3:16-17 vemos que mesmo que cuidemos dos pobres e necessitados, se não tivermos amor por eles, não temos caridade em nossos corações!

Isso ensina que a caridade não é apenas uma simples ajuda ao próximo com objetos materiais ou dinheiro. Esse amor incondicional nos faz entender e atender as necessidades físicas, materiais, espirituais e emocionais do nosso próximo, através da empatia e do amor exemplificados por Jesus.

Jesus nos deixou inúmeros exemplos de caridade. Uma de suas maiores lições foi a multiplicação de cinco pães e dois peixes para alimentar uma multidão que o acompanhava. Ele percebeu a necessidade dos que o seguiam e a atendeu, movendo-se de íntima compaixão, como descrito em<span class="popover-refs" data-url="https://www.bibliaon.com/versiculo/mateus_14_15-21/" data-toggle="popover" title="Mateus 14:15-21" data-content="15Ao cair da tarde, os discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Este é um lugar deserto, e já está ficando tarde. Manda embora a multidão para que possam ir aos povoados comprar comida“.16Respondeu Jesus: “Eles não precisam ir. Deem-lhes vocês algo para comer“.17Eles lhe disseram: “Tudo o que temos aqui são cinco pães e dois peixes“.18“Tragam-nos aqui para mim“, disse ele.19E ordenou que a multidão se assentasse na grama. Tomando os cinco pães e os dois peixes e, olhando para o céu, deu gra…”>Mateus 14:15-21.

O Apóstolo Paulo também nos ensina que quando temos caridade, o nosso coração transborda de amor e boas ações para todas as pessoas. Em <span class="popover-refs" data-url="https://www.bibliaon.com/versiculo/1_corintios_13_1-13/" data-toggle="popover" title="1 Coríntios 13:1-13" data-content="1Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.2Ainda que eu tenha o dom de profecia, saiba todos os mistérios e todo o conhecimento e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei.3Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me valerá.4O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se or…”>1 Coríntios 13:1-13, Paulo descreve a importância do amor quando se trata de servir a Deus e ao próximo.

Em cada versículo, somos alertados de que, se nossas ações não são acompanhadas de amor, elas são inúteis. Nesta passagem, o amor (ágape) revela a essência do próprio Deus, através do Espírito Santo e nos apresenta um caminho excelente. Esse mesmo amor está listado como parte do fruto do Espírito em <span class="popover-refs" data-url data-toggle="popover" title="Gálatas 5:22-23" data-content="22Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,23mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.”>Gálatas 5:22-23.

A caridade nos torna sensíveis para enxergarmos e sentirmos a dor e a aflição do outro, ao ponto de espontaneamente ajudarmos o nosso próximo com conselhos, ações e orações! Essas ações não são realizadas mecanicamente ou por simples conveniência. Elas nascem de um amor puro.

Em <span class="popover-refs" data-url="https://www.bibliaon.com/versiculo/mateus_6_1-14/" data-toggle="popover" title="Mateus 6:1-14" data-content="1“Tenham o cuidado de não praticar suas ‘obras de justiça’ diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial.2“Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu garanto que eles já receberam sua plena recompensa.3Mas, quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita,4de forma que …”>Mateus 6:1-14, Jesus nos ensina a importância de ajudarmos o próximo praticando o amor. Porém, sem hipocrisia ou com a intenção de sermos vistos e reconhecidos pelas nossas ações.

A verdadeira caridade vem em seu sentido mais puro de amor em ação. Em <span class="popover-refs" data-url data-toggle="popover" title="1 João 3:18" data-content="18Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.”>1 João 3:18, entendemos a importância de colocar o amor em prática e não apenas nos discursos e pregações que temos dentro e fora da igreja.

A Caridade dentro das igrejas

Jesus foi o maior exemplo de como devemos nos relacionar e tratar o nosso semelhante. Ele desprezava o pecado, mas nunca o pecador! Por isso, demonstrava sua grande compaixão para com todos que o rodeavam.

A caridade envolve sensibilidade para com o próximo, principalmente para com os nossos irmãos em Cristo. Em <span class="popover-refs" data-url data-toggle="popover" title="Gálatas 6:10" data-content="10Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé.”>Gálatas 6:10, Paulo alerta para a ação da caridade dentro da própria igreja, para aqueles que nos reunimos em comunhão e às vezes não percebemos o quanto precisam da nossa atenção e amor.

Como posso desenvolver a virtude da caridade?

Em <span class="popover-refs" data-url data-toggle="popover" title="1 Timóteo 1:5" data-content="5O objetivo desta instrução é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera.”>1 Timóteo 1:5 vemos que o amor vem de um coração puro e de uma fé não fingida. Desenvolver essa virtude é essencial para uma vida plena com Cristo e com os nossos semelhantes.

Mas nem sempre sabemos se estamos ou não no caminho certo. Por isso, podemos seguir alguns simples passos que nos ajudarão a desenvolver e praticar a caridade diariamente:

  • Estude a vida de Jesus: Ele foi o nosso maior exemplo de amor! Suas atitudes e palavras nos ensinam como agir em diversas situações com o nosso próximo;
  • Ore e peça discernimento a Deus: independentemente do que seja, peça orientação a Deus antes de tomar qualquer decisão. Ele nos direciona em qualquer circunstância, inclusive sobre como agir para ajudar o nosso semelhante;
  • Ame a Deus sobre todas as coisas e ao próximo: em <span class="popover-refs" data-url data-toggle="popover" title="Mateus 22:36-39" data-content="36“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?“37Respondeu Jesus: “ ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’.38Este é o primeiro e maior mandamento.39E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.”>Mateus 22:36-39 Jesus relembra o grande mandamento, dividido em dois níveis: vertical, amando a Deus sobre tudo e, horizontal, que é amar ao próximo como amamos a nós mesmos. Isso exemplifica a importância de termos Deus em primeiro lugar e abandonarmos atitudes egoístas, pensando também em auxiliar os outros com amor.

Veja também:

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

Chat Aberto
Posso lhe ajudar?