Quem é Belzebu? Qual o significado de Belzebu na Bíblia?

by @prflavionunes

Belzebu era a variação do nome de um deus pagão adorado pelos os cananeus e filisteus na época do Antigo Testamento.

O nome Belzebu resulta da soma do termo Baal que significa “senhor“, com o termo Zebul que significa “casa alta”. A junção dos dois nomes – Baal Zebul – daria algo como: “senhor dos lugares altos”, “senhor das habitações altas” ou “senhor das alturas”.

Vale lembrar que Baal era um deus falso adorado pelos cananeus. Na época, muitos israelitas se desviaram e passaram a idolatrar Baal. Um exemplo foi o rei Acabe e sua esposa Jezabel (<span class="popover-refs" data-url data-toggle="popover" title="1 Reis 16:32" data-content="32No templo de Baal, que ele mesmo tinha construído em Samaria, Acabe ergueu um altar para Baal.”>1 Reis 16:32). A Bíblia diz que Acabe foi pior rei que Israel teve (<span class="popover-refs" data-url data-toggle="popover" title="1 Reis 16:33" data-content="33Fez também um poste sagrado. Ele provocou a ira do Senhor, o Deus de Israel, mais do que todos os reis de Israel antes dele.”>1 Reis 16:33).

Veja: Quem era Baal na Bíblia?

Apesar do nome Belzebu ter origem nas palavras Baal Zebul, no Antigo Testamento, temos a variação do nome como Baal-Zebulde, que significa “senhor das moscas” ou “senhor das pestilências”. Temos referência a este nome, quando o rei Acazias – filho de Acabe – buscou se consultar com Baal-Zebulde provocando a ira de Deus (<span class="popover-refs" data-url data-toggle="popover" title="2 Reis 1:2-3" data-content="2Certo dia, Acazias caiu da sacada do seu quarto no palácio de Samaria e ficou muito ferido. Então enviou mensageiros para consultar Baal-Zebube, deus de Ecrom, para saber se ele se recuperaria.3Mas o anjo do Senhor disse ao tesbita Elias: “Vá encontrar-se com os mensageiros do rei de Samaria e pergunte a eles: Acaso não há Deus em Israel? Por que vocês vão consultar Baal-Zebube, deus de Ecrom?”>2 Reis 1:2-3).

De fato Baal Zebul e Baal-Zebulde se trata da mesma coisa, provavelmente os hebreus adotaram o uso do nome Baal-Zebulde como uma forma pejorativa de identificar o deus pagão dos cananeus.

Belzebu é um demônio?

Pelo fato do nome Baal-Zebulde senhor das moscas – ser um termo comum no meio de Israel desde a antiguidade, o nome Belzebul ficou popularmente associado ao demônio. No entanto a Bíblia não afirma que Belzebu seja um demônio específico, na verdade a Bíblia não cita nome de nenhum demônio.

No Novo Testamento, o nome Belzebul – em grego Beelzeboul – foi utilizado como um adjetivo de satanás, que significa “príncipe dos demônios” (<span class="popover-refs" data-url data-toggle="popover" title="Mateus 12:24" data-content="24Mas, quando os fariseus ouviram isso, disseram: “É somente por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa demônios“.”>Mateus 12:24, <span class="popover-refs" data-url data-toggle="popover" title="Mateus 10:25" data-content="25Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. Se o dono da casa foi chamado Belzebu, quanto mais os membros da sua família!”>Mateus 10:25 e <span class="popover-refs" data-url data-toggle="popover" title="Mateus 9:34" data-content="34Mas os fariseus diziam: “É pelo príncipe dos demônios que ele expulsa demônios“.”>Mateus 9:34).

A Bíblia cita nomes de muitos deuses falsos, mas na realidade eles não são demônios. Esses deuses foram construídos por homens e levam o próprio homem ao engano (<span class="popover-refs" data-url data-toggle="popover" title="Jeremias 16:20" data-content="20Pode o homem mortal
fazer os seus próprios deuses?
Sim, mas estes não seriam deuses!“”>Jeremias 16:20, <span class="popover-refs" data-url data-toggle="popover" title="Isaías 43:10" data-content="10“Vocês são minhas testemunhas“,
declara o Senhor,
“e meu servo, a quem escolhi,
para que vocês saibam e creiam em mim
e entendam que eu sou Deus.
Antes de mim nenhum deus se formou,
nem haverá algum depois de mim.”>Isaías 43:10, <span class="popover-refs" data-url data-toggle="popover" title="Salmos 96:5" data-content="5Todos os deuses das nações
não passam de ídolos,
mas o Senhor fez os céus.”>Salmos 96:5).

Atenção: Tudo o que não procede da Verdade provém da mentira e o Diabo é o pai da mentira (<span class="popover-refs" data-url data-toggle="popover" title="João 8:44" data-content="44“Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.”>João 8:44). Satanás se aproveita do nome de falsos deuses e religiões – criados pelos homens – para disseminar o engano, a idolatria e a morte. Desta forma, ele se manifesta em nome dessas entidades com a finalidade de promover o engano e a destruição (<span class="popover-refs" data-url data-toggle="popover" title="1 Pedro 5:8" data-content="8Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.”>1 Pedro 5:8 e <span class="popover-refs" data-url data-toggle="popover" title="Mateus 4:8-10" data-content="8Depois, o Diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor.9E disse-lhe: “Tudo isto te darei se te prostrares e me adorares“.10Jesus lhe disse: “Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus, e só a ele preste culto’“.”>Mateus 4:8-10).

Veja também: Quem é o Diabo? O Diabo existe?

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

Chat Aberto
Posso lhe ajudar?