Terremoto de magnitude 6,8 abala a costa do mar Egeu na Turquia e causa ao menos quatro mortes

by @prflavionunes

Um forte terremoto sacudiu a costa turca do mar Egeu nesta sexta-feira e deixou ao menos quatro mortos e mais de 120 feridos, de acordo com a Agência do Governo para Desastres e Emergências (AFAD). O local mais afetado foi Izmir, a terceira maior cidade da Turquia e um de seus polos econômicos, pelo menos 20 edifícios desabaram. Equipes de resgate trabalham para retirar quem ficou preso nos escombros.

O terremoto ocorreu às 14h51 (8h51 no horário de Brasília), a 17 quilômetros da costa turca e a uma profundidade de quase 12 quilômetros. A magnitude foi de 6,8, de acordo com o Instituto Sismológico Kandilli em Istambul, embora medições nos Estados Unidos a elevassem para 7.

A televisão turca mostrou imagens de vários prédios de quatro ou cinco andares completamente desabados e nos quais equipes de resgate trabalhavam sem parar para tentar remover os escombros. A rede Habertürk também informou que vários canos estouraram causando inundações.

No mar, o terremoto produziu um tsunami e as ondas levaram vários navios no porto de Sigacik. Várias ondas também atingiram a ilha grega de Samos, cobrindo as ruas de água. O prefeito da cidade costeira turca de Seferihisar, Ismail Yetiskin, relatou que a água também entrou ali e inundou várias casas. “Não temos informações sobre mortos [na cidade], mas provavelmente existem”, declarou.

“Colocamos à disposição das vítimas todos os meios do Estado”, disse o presidente turco Recep Tayyip Erdogan, que contatou as autoridades para mobilizar recursos de outras províncias e ajudar os afetados. Apesar das relações tensas entre os dois países nos últimos meses, o ministro grego das Relações Exteriores, Nikos Dendias, contatou seu homólogo turco, Mevlüt Çavusoglu, para oferecer o apoio necessário.

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta