Bolsonaro anuncia ajuda e convida Temer para chefiar missão brasileira no Líbano

by @prflavionunes

Ele participou de uma teleconferência organizada pelo presidente da França, Emmanuel Macron, e transmitiu o encontro pelas redes sociais

Bolsonaro - Temer

Presidente Jair Bolsonaro e ex-presidente Michel Temer em 2019 | Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro anunciou neste domingo, 9, o envio de uma ajuda humanitária ao Líbano para auxiliar no combate às consequências da explosão na região portuária de Beirute, que matou mais de 150 pessoas.

Em conferência com outros chefes de Estado, Bolsonaro anunciou que convidou o ex-presidente Michel Temer, que é descendente de libaneses, para chefiar a missão brasileira ao país árabe.

Ele destacou que o Brasil é lar da maior diáspora libanesa do mundo.

“Por essa razão, tudo que afeta ao Líbano, nos afeta como se fosse o nosso próprio lar e a nossa própria pátria”, afirmou o presidente.

Ele afirmou que dez milhões de brasileiros de ascendência libanesa formam uma comunidade “trabalhadora, dinâmica e participativa”, que contribui com o Brasil.

Bolsonaro participou de uma teleconferência organizada pelo presidente da França, Emmanuel Macron, e transmitiu o encontro pelas redes sociais.

Na ocasião, o presidente brasileiro disse que uma união internacional é necessária para enfrentar as consequências da explosão e que “neste momento difícil, o Brasil não foge à sua responsabilidade”.

Arroz, insumos e medicamentos

O Brasil anunciou na reunião o envio de medicamentos e insumos básicos médicos em um avião da Força Aérea Brasileira.

Pelo mar, o país prometeu destinar quatro mil toneladas de arroz para atenuar os efeitos da perda de cereais. Bolsonaro também afirmou que negocia com o governo libanês o envio de uma equipe técnica para colaborar na perícia que investiga a explosão.

A explosão devastou parte da cidade, deixou ao menos 158 mortos e 300 mil desabrigados e causou prejuízos estimados em US$ 15 bilhões.

*O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

Chat Aberto
Posso lhe ajudar?