Comércio não essencial de Belo Horizonte será reaberto nesta quinta, diz Kalil

by @prflavionunes

O comércio não essencial de Belo Horizonte será reaberto a partir desta quinta-feira (6). A flexibilização foi anunciada na tarde desta terça-feira (4) pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD). “Não tem festa, estamos tendo uma chance e vamos nos agarrar nesta chance com muita seriedade, porque senão, teremos que fechar a cidade novamente”, ressaltou Kalil. O afrouxamento nas regras ocorre pouco mais de um mês após o chefe do Executivo recuar e determinar o fechamento das atividades não essenciais. 

“Esperamos que a população de Belo Horizonte entenda que a pandemia não passou e tenha a responsabilidade de saber manter a máscaras e o distanciamento.  Vai depender dela a manutenção ou não”, disse Kalil. “A ciência vai abrir e ciência vai fechar”.

Em razão dos Dia dos Pais, celebrado no próximo domingo (9), o prefeito decidiu abrir as portas na quinta-feira(6), na sexta-feira (7) e no sábado (8). Domingo, segunda e terça-feira o comércio vai ficar fechado e retornará na quarta.

Ao anunciar a flexibilização, Kalil disse que não aceitou nenhum tipo de pressão e citou pesquisas recentes que apontam aprovação da sua gestão.  Não há pressão quando você está tendo aprovação do povo da sua cidade. “Não há pressão quando você está tendo aprovação do povo da sua cidade”, disse.

Apesar da flexibilização, a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na capital mineira é de 83.8% nesta terça-feira (4). Já os leitos de enfermaria estão 67.1%. Até então, conforme divulgado pela PBH na semana passada, a primeira fase de reabertura ocorreria somente quando a taxa de ocupação dos leitos de UTI chegasse a 70%.

“Para encerrar, quero pedir humildemente e agradecer, porque se houve queda nestes números, não é culpa da prefeitura, mas por parte da população que está levando esta doença mortal a sério. Não morreu ninguém afogado num aquário nesta cidade. Mas a doença é fatal, é mortal. É assustadora”, disse o prefeito .

Em 31 de julho, a Prefeitura de Belo Horizonte divulgou novo protocolo de reabertura. Entre as principais novidades está a abertura de shoppings centers logo na fase 1. Bares e restaurantes, fechados há quase cinco meses, vão poder abrir a partir da fase 2.

Confiras as fases:

Fase 1 de abertura (Liberada a partir desta quinta-feira)

– Todo o comércio varejista não contemplado na fase do controle
– Comércio atacadista da cadeia de comércio varejista
– Cabeleireiros, manicures e pedicures
– Shopping centers, centros de comércio e galeria de lojas
– Atividades no formato drive-in

Fase 2 de abertura (Ainda sem data para reabrir)

– Parques públicos
– Bares e restaurantes e lanchonetes (com restrição de dias, horários e atendimento)
-Museu

Fase 3 de abertura  (Ainda sem data para reabrir)

– Academias, centros de ginástica e estabelecimentos de condicionamento físico
– Clubes sociais esportivos e similares
– Eventos congressos e seminários
– Clínica de estética

Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

Chat Aberto
Posso lhe ajudar?