Congresso vai pressionar Guedes contra nova CPMF

by @prflavionunes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, participa de sessão da comissão da reforma tributária e Congresso promete reagir contra criação da CPMF

Congresso CPMF

Recriação do imposto é estudada por Guedes | Foto: Pedro França/Agência Senado

O ministro da Economia, Paulo Guedes, participa amanhã, quarta-feira 5, de uma reunião da comissão mista do Congresso da reforma tributária. Contudo, parlamentares já admitem que a recriação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) vai tomar conta do encontro.

O governo flerta com a possibilidade de criação de um imposto nos moldes da antiga CPMF. A proposta ainda não foi finalizada pela equipe econômica e pode ser apresentada em uma segunda parte da reforma tributária.

A presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, senadora Simone Tebet (MDB-MT), criticou o governo pela tentativa de propor o imposto como uma ideia inédita.

Leia mais: “CPMF: por que essa discussão sempre volta à tona no Brasil?”

“Passar um batom na CPMF não vai transformá-la em tributo novo, nem melhor. Camuflada, repaginada, continuará CPMF, só que em versão 2.0”, observou a emedebista.

Já o senador Chico Rodrigues (DEM-RR) pondera que um imposto desenhado de forma a “racionalizar” a arrecadação pode ser positivo para a economia. Sem dar detalhes, ele também evita comparar uma nova proposta com a CPMF.

“Nós temos que ser absolutamente favoráveis à criação de um imposto que possa ser distribuído de forma equitativa para toda a sociedade, porque vai obviamente melhorar a vida das pessoas”, disse.

De acordo com o líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), a participação de Guedes na reunião vai servir para descartar a ideia da CPMF. “É um primeiro passo. Pelo menos ficará claro quais ideias não podem prosperar, esta que o ministro está defendendo que implica mais impostos.”

Com informações da Agência Senado

*O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

Chat Aberto
Posso lhe ajudar?