Felipe Neto: PL das Fake News pode instaurar o ‘caos digital’

by @prflavionunes

Youtuber criticou o PL das Fake News que está em tramitação na Câmara dos Deputados

PL das Fake News - jornal nacional - vítima - ataques - fake news

Felipe Neto em entrevista ao Jornal Nacional | Foto: REPRODUÇÃO/REDE GLOBO

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, o influenciador digital de esquerda Felipe Neto criticou o PL das Fake News que está em tramitação na Câmara dos Deputados. A principal falha do projeto, de acordo com o youtuber, é a tentativa de se rastrear o usuário comum nas redes sociais.

Para ele, contudo, a iniciativa dos parlamentares pode instaurar o que ele classificou de “caos digital”. “O projeto, como está, é uma bomba que poderá instaurar o caos no ambiente digital. Foi criado sem considerar o que dizem os especialistas. É um absurdo pensar que podemos legislar sobre um tema tão sensível quanto a desinformação em apenas dois meses”, defendeu o youtuber.

Revista Oeste: Os progressistas e a marcha da insensatez

Neto foi convidado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para que ele possa dar contribuições ao Projeto de Lei. Entretanto, o convite de Maia resultou em várias críticas dos deputados bolsonaristas e de membros do Governo Federal. “É preciso pisar no freio e recomeçar. Foi isso que levei para o Rodrigo [Maia]. Senadores e deputados colocaram na cabeça que é possível acabar com o anonimato na internet e rastrear mensagens até chegar a seus autores. Não é. É preciso eliminar essa ideia vigilantista e punitivista”, afirmou Neto.

Nas últimas semanas, Neto tornou-se uma espécie de símbolo da esquerda ao tornar-se antagonista do presidente Jair Bolsonaro. Um detalhe: integrantes de partidos como o PT e o PCdoB eram ferrenhos críticos do trabalho de Neto quando ele denunciava nas redes os malfeitos do ex-presidente Lula.

*O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

Chat Aberto
Posso lhe ajudar?