Vídeos: veja explosão em câmera lenta e antes e depois em Beirute – G1

by @prflavionunes

Um vídeo em câmera lenta deixa mais clara a potência da explosão na região portuária de Beirute, que deixou ao menos 73 mortos e cerca de 2,7 mil feridos nesta terça-feira (4), segundo a contagem oficial do governo do Líbano, e outro mostra como o impacto afetou o porto e mesmo regiões da cidade relativamente distantes do ponto da explosão. Assista abaixo.

Câmera lenta

Veja em câmera-lenta a explosão no porto de Beirute, no Líbano

Veja em câmera-lenta a explosão no porto de Beirute, no Líbano

A suspeita é que a explosão tenha partido de um armazém que guardava grandes quantidades de nitrato de amônio.

O presidente do país, Michel Aoun, disse que a capital deve declarar estado de emergência para as próximas duas semanas e defendeu ser “inaceitável” que 2.750 toneladas de nitrato de amônio fossem armazenadas por seis anos em um depósito sem a segurança necessária.

A explosão provocou estragos em um raio de quilômetros de distância, com vidros e janelas quebradas e um estrondo que chegou a ser comparado a um terremoto por pessoas que moram na cidade.

Alguns barcos que navegavam próximos à costa do Líbano chegaram a ser balançados pela força da explosão. As explosões chegaram a ser ouvidas em Larnaca, no Chipre, a pouco mais de 200 km da costa libanesa.

Antes e depois

Veja antes e depois de ruas em Beirute

Veja antes e depois de ruas em Beirute

Outro vídeo (assista acima) mostra como ficaram alguns pontos da cidade após a explosão, em comparação com como eram antes. Lojas em uma rua a cerca de quatro quilômetros tiveram vitrines quebradas e é possível ver muita poeira nas ruas, além do engarrafamento causado por motoristas atordoados e pessoas preocupadas em descobrir o que estava acontecendo.

Apesar de o país já ter sido alvo de terroristas e viver período de instabilidade política, não há evidência de que se trate de um atentado terrorista.

O primeiro-ministro libanês, Hassan Diab, disse em um pronunciamento que o país enfrenta uma catástrofe e declarou luto oficial de três dias. Ele disse também que o governo irá investigar os responsáveis pelo armazém que funcionava no porto da capital desde 2014.

Nitrato de amônio

O nitrato de amônio, por si só, é relativamente pouco explosivo. Ele se apresenta como um pó branco ou em grânulos solúveis em água e é seguro, desde que não aquecido. A partir de 210 °C, decompõe-se e, se a temperatura aumentar para além de 290 °C, a reação pode tornar-se explosiva.

Um incêndio, tubos superaquecidos, fiação defeituosa ou relâmpagos podem ser suficientes para desencadear tal reação em cadeia.

Mapa identifica a região portuária de Beirute, onde aconteceu uma grande explosão nesta terça-feira (4) — Foto: G1

Mapa identifica a região portuária de Beirute, onde aconteceu uma grande explosão nesta terça-feira (4) — Foto: G1

MEGAEXPLOSÃO EM BEIRUTE

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

Chat Aberto
Posso lhe ajudar?